«Voltar

VICE-PRESIDENTE DO PARLAMENTO DA COREIA DO SUL VISITA ANGOLA

Com o propósito de reforçar as relações de amizade e cooperação entre Angola e a Repíblica da Coreia (Coreia do Sul) desembarca nesta terça-feira, dia 06, em Luanda, uma delegação parlamentar encabeçada pelo Vice-presidente daquele país asiático, Lee Ju-Yong.

No âmbito da visita oficial de dois dias ao nosso país, o parlamentar coreano será recebido em audiência pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço, além do encontro que irá manter com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos. Consta igualmente da agenda de trabalho da delegação parlamentar da República da Coreia, a realização de conversações oficiais com a direcção da 3ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, sob a liderança da Deputada Josefina Pitrá Diakité.

O estado de preparação da visita foi hoje passado em revista entre o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e o Embaixador da República da Coreia acreditado em Angola, Kim Chang-Sik, que considerou de “alto nível” as relações entre os dois países.

O diplomata disse à imprensa que a Coreia do Sul pretende ampliar as relações de cooperação existentes com Angola no domínio socioeconómico e político e estende-las para o âmbito das artes, cultura e desporto.

 

PAN PODERÁ DESLOCAR-SE À SÉRVIA

Quem também tenciona aprofundar a cooperação bilateral com Angola é a República da Sérvia. Por essa razão, Dragan Markovié, Embaixador daquele país da Europa do Leste, esteve esta manhã no Palácio da Assembleia Nacional, tendo sido portador de uma missiva endereçada ao Presidente do Parlamento angolano, pelo seu homólogo da Ex-Jugoslávia.

Trata-se de um convite para que Fernando da Piedade Dias dos Santos participe no próximo mês de Outubro do 31ª Assembleia Geral da União Interparlamentar, a realizar-se em Belgrado. O evento prevê a participação de mais de 100 delegações parlamentares de todo o mundo e vai incidir sobre o reforço do direito internacional, tendo em conta o papel dos parlamentos e mecanismos de cooperação regional.

No que concerne a cooperação bilateral, Dragan Markovié informou que a Sérvia pretende apoiar Angola a relançar o desenvolvimento do sector agrícola.

“Estamos prontos para partilharmos experiências e formar quadros no ramo da Agricultura”, referiu o diplomata sérvio que realçou ainda o elevado nível de desenvolvimento do seu país neste domínio.