«Voltar

VICE-PRESIDENTE DO PARLAMENTO CHINÊS VISITA ANGOLA

O Vice-presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular da China, Wang Chen, chega esta segunda-feira para uma visita oficial de três dias ao nosso país, com o objectivo de reforçar os laços de amizade e de cooperação biliteral entre ambos os parlamentos.

Durante a visita, o alto responsável do Parlamento chinês irá cumprir uma intensa agenda de trabalho, com destaque para as conversações oficias entre as duas delegações, o encontro com a Primeira Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Deputada Emília Carlota Dias e com os Presidentes dos Grupos Parlamentares e Representantes de Partidos Políticos com assento parlamentar.

O programa de visita à Angola do Vice-Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular da China inscreve também a audiência com o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, bem como visitas guiadas ao Memorial Dr. António Agostinho Neto e ao Museu de História Militar.

Ao longo da sua estadia em solo nacional, Wang Chen vai igualmente visitar alguns empreendimentos sociais e económicos na capital angolana, construídos no âmbito da cooperação Angola-China, nomeadamente, a Centralidade do Kilamba e o Projecto de Electrificação e Ligações Domiciliares de Luanda.

De salientar que na busca do estabelecimento de uma cooperação entre os parlamentos da República de Angola e da República Popular da China, uma delegação da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro da Assembleia Nacional, deslocou-se a Beijing, em Novembro de 2010, tendo na altura culminado com a troca de convites formais entre as partes, para a visita do Presidente do parlamento chinês e vice-versa, e a assinatura de um protocolo que institucionalize as relações de cooperação entre os dois parlamentos.

Na sequência, em Maio de 2011, o Presidente do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Wu Bangguo, esteve em Angola para o incremento das relações políticas, económicas e sociais com o nosso país.