«Voltar

VENEZUELA QUER COOPERAR COM ANGOLA NO DOMÍNIO LEGISLATIVO

O Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu em audiência na manhã desta quinta-feira, dia 12, o Embaixador da República Bolivariana da Venezuela acreditado em Angola, Marlon José Labrador.

No cerne do encontro, esteve o reforço das relações de amizade e da cooperação bilateral entre a Venezuela e Angola, no domínio legislativo.

“Falamos do projecto de cooperação futuro, trocas de visitas entre os presidentes dos dois parlamentos, em especial o convite dirigido a Comissão de Relações Internacionais de visitar a Venezuela, a fim de trocarem experiências”, resumiu Marlon José Labrador.

Durante o encontro, o diplomata venezuelano falou sobre a situação do seu país, que enfrenta um bloqueio económico, comercial e naval, facto que impede a execução exitosa do plano de governação da Venezuela.

Das áreas a explorar em Angola, mereceu destaque o sector dos transportes marítimo e aéreo, o mercado do turismo, o ensino superior, bem como os cursos técnico-profissionais e a agricultura, por ser o pilar do desenvolvimento para a diversificação da economia.

“A Venezuela é um País produtor de Petróleo, com um terreno muito fértil para explorar os hidrocarbonetos, energia e refinaria, no âmbito dos países que fazem parte da OPEP. A atividade Mineira é muito importante naquele país, e nós queremos beber a experiência que Angola tem, queremos expandi-la e desejamos que esta cooperação se firme”, salientou o embaixador.

A nível cultural, Marlon Labrador enfatizou a semelhança cultural entre os dois povos, referindo que a Venezuela tem também uma história afrodescendente.