«Voltar

SECRETÁRIOS-GERAIS DA CPLP REUNIDOS NO PARLAMENTO ANGOLANO

O XX Encontro da Associação dos Secretários Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASGPLP) teve o seu arranque esta segunda-feira, 09 de Julho, no Palácio da Assembleia Nacional.

Ao intervir na cerimónia de abertura, o Presidente da ASGPLP e Secretário-geral do Parlamento Angolano, Pedro Agostinho de Neri, assegurou estarem criadas as condições técnicas e materiais para a produção de bons resultados. O mesmo aproveitou a ocasião para fazer uma pequena síntese daquilo que foi a presidência de Angola na organização.

“Ao longo da nossa presidência tentamos fazer o melhor, buscando efectivamente os conselhos e préstimos dos respectivos colegas para que o nosso plano de tarefas, que havia sido aprovado, tivesse o índice de cumprimento considerável. Foi possível realizar a maioria das actividades que constavam do plano, portanto foi bastante positivo”, afirmou Pedro de Neri.

Na sequência, as delegações deram início aos trabalhos com a apresentação dos Relatórios de Actividades dos seus Parlamentos.

No decorrer da reunião, Pedro Agostinho de Neri incentivou as relações bilaterais entre os países membros, independente das relações multilaterais já estabelecidas pela ASGPLP. Para o responsável, o fortalecimento das relações bilaterais propicia maior dinâmica e desenvolvimento dos parlamentos, uma vez que se criam possibilidades de uma aproximação mais profunda entre os parlamentos, favorecendo assim a troca de experiências e o acompanhamento das dinâmicas uns dos outros.

As delegações darão continuidade dos trabalhos amanhã, terça-feira, com a apresentação de vários painéis. A sessão de encerramento está prevista para o dia 10 de Julho e conta com as eleições do presidente e do vice-presidente da ASGPLP para o período 2019/2020.