«Voltar

SECA CENTRALIZA JORNADAS PARLAMENTARES DA UNITA

O Grupo Parlamentar da UNITA realiza de 08 a 14 de Setembro, nas províncias da Huíla e do Cunene, as suas VIII Jornadas Parlamentares, com a questão da seca, que causa há vários meses problemas às populações daquelas regiões do Sul de Angola, no centro das atenções.

Em conferência de imprensa, o Presidente do Grupo Parlamentar do Partido, Adalberto Costa Júnior, considerou “gravíssimas e profundas” as consequências da seca sob as populações da Huíla e do Cunene, que assola também algumas comunidades das províncias de Benguela, Namibe e Cuando Cubango.

Segundo o Deputado, durante as referidas Jornadas Parlamentares serão identificadas as eventuais soluções para mitigar os efeitos da estiagem nas referidas províncias.  

Adalberto Costa Júnior salientou que as VIII Jornadas Parlamentaras da UNITA, serão igualmente marcadas por um amplo debate sobre as medidas para contrapor os danos da seca no Sul de Angola, cujo documento de base foi elaborado por uma comissão do seu Grupo Parlamentar, que recentemente, esteve na Huíla e no Cunene a efectuar o levantamento do problema.

Por outro lado, aquela alto responsável da UNITA avançou que ao longo das Jornadas Parlamentares, os deputados do seu partido vão desdobrar-se em visitas de constatação do andamento dos projectos de impacto socioeconómico, inscritos no Orçamento Geral do Estado em vigor.

De referir que as VIII Jornadas Parlamentares do maior partido da oposição em Angola vão decorrer sob o lema “Grupo Parlamentar da UNITA, por uma Cidadania Participativa e Governação Transparente para Desenvolver as Comunidades”.

O evento vai ser prestigiado com a presença do Presidente do Partido, Isaías Samakuva, e conta com convidados nacionais e estrangeiros.

Na presente Legislatura, a UNITA ocupa 51 dos 220 assentos na Assembleia Nacional, sendo a maior força parlamentar na oposição.