«Voltar

REPRESENTANTE DO UNICEF AGRADECE APOIO DO PARLAMENTO

Em fim de missão, o Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em Angola, Abubacar Sultan, foi recebido nesta quarta-feira, dia 04, em audiência pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, a quem apresentou cumprimentos de despedidas e aproveitou para passar em revista os momentos relevantes da parceria entre o Parlamento e aquela agência das Nações Unidas, no âmbito da promoção e protecção dos direitos das crianças angolanas.

Abubacar Sultan revelou que a cooperação entre a Assembleia Nacional e o UNICEF consiste principalmente na partilha de informações relacionadas à protecção social da criança, bem como na busca de melhores soluções para a promoção dos direitos dos mais pequenos.

Realçou que ao longo dos três anos de missão em Angola, a sua organização trabalhou de forma transversal com as autoridades e com a sociedade angolana, tendo priorizado as áreas de intervenção para as crianças, como educação, saúde, justiça, água, saneamento e ambiente.

O alto funcionário do UNICEF destacou os contactos de partilha de informações sobre a criança entre a sua organização e a Comissão de Família, Infância e Acção Social (8ª Comissão) da Assembleia Nacional, que em seu entender permitiram aprofundar as questões técnicas de protecção à infância.

SITUAÇÃO DA CRIANÇA EM ANGOLA

A seguir a audiência com o Presidente da Assembleia Nacional o Representante do UNICEF em Angola, Abubacar Sultan, foi recebido pela direcção da 8ª Comissão de Trabalho Especializada do Parlamento. Em cima da mesa de trabalho esteve um estudo sobre a situação da criança em Angola, da autoria daquela agência da ONU.  

Para a Presidente da 8ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, Deputada Clarice Mukinda, a situação da criança em Angola é preocupante e o encontro com o UNICEF visou reflectir estratégias comuns para mudança do quadro.

“Nós, parlamentares, temos a responsabilidade de aprovar legislação que possa ajudar o Executivo a implementar políticas públicas para resolução dos múltiplos problemas que enfermam a infância no nosso país”, lembrou a Deputada, que apelou a coordenação de esforços entre os diferentes sectores nacionais em prol da criança.

Clarice Mukinda defendeu a necessidade de se continuar a promover a capacitação dos deputados à Assembleia Nacional, para que em sede da discussão das propostas de Orçamentos Gerais do Estado possam estar a altura de defender programas executivos voltados à infância.