«Voltar

REPRESENTANTE DA ONU EM ANGOLA SATISFEITO COM O CURSO DO PROCESSO ELEITORAL

O processo eleitoral em curso e o trabalho levado a cabo pelos deputados no âmbito dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) animaram a audiência do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, ao Representante do Sistema das Nações Unidas (ONU) em Angola, Paolo Balladeli, ocorrida nesta quinta-feira, 10, na Sede do Parlamento.

O encontro visou também o reforço da cooperação bilateral entre a Assembleia Nacional e aquela maior organização mundial, bem como estudar mecanismo para dinamizar a implementação dos projectos comuns.

No termo da audiência, o Representante da ONU em Angola revelou que aproveitou a ocasião para troca de informações sobre o andamento do processo eleitoral de 23 de Agosto, que na sua avaliação não registou até ao momento preocupações de realce entre as forças concorrentes e decorre de maneira satisfatória.

Paolo Balladeli manifestou-se satisfeito pela forma ordeira e cívica como decorre a campanha eleitoral em todo o país e reiterou aos responsáveis políticos a necessidade de continuarem a trabalhar no espírito da preservação da paz, recorrendo ao diálogo e aos mecanismos estabelecidos por lei, sempre que haja uma inquietação sobre o processo eleitoral.

Relativamente aos ODS, o responsável da ONU em Angola disse que abordou com o Presidente da Assembleia Nacional as formas de se dinamizar a implementação de algumas acções previstas no programa de cooperação bilateral, rubricado há dois anos entre ambas instituições, que prevê a capacitação dos deputados da Nação em matérias de promoção do género, protecção dos Direitos Humanos, orçamentação, entre outras.

Paolo Balladeli revelou igualmente que a ratificação por Angola de vários tratados e acordos internacionais foi também um dos temas de conversa com o Presidente da Assembleia Nacional, tendo afirmado que o país marcou passos importantes nesse domínio.