«Voltar

PROVÍNCIA DO BENGO APOSTA NO SECTOR DA EDUCAÇÃO

As visitas de acompanhamento e controle coordenadas pela 5ª Comissão de Trabalho da Assembleia Nacional terminaram neste sábado, dia 7, com nota positiva. Os parlamentares mostram-se satisfeitos com o número de escolas em construção nos quatro dos seis municípios que compõem a província do Bengo.

Na hora do balanço, a presidente Ruth Mendes elogiou a importância que o governo provincial está prestar ao sector da educação, acto que irá ajudar a diminuir o número de crianças fora do sistema de ensino bem como as distâncias que percorrem.

“Foi muito bom sabermos que existem aqui dois municípios que não têm crianças fora do sistema de ensino. Encontramos aqui a política de levar as escolas junto das comunidades tendo em conta as distâncias em que elas se encontram e encorajamos o governa a continuar com este trabalho”, informou a deputada.

A paralisação, há 5 anos, das obras do troço que liga Nambuangongo – Muxaluando preocupou a delegação que garantiu fazer esforços para que nos próximos exercícios seja comtemplada a verba necessária para a conclusão dos trabalhos dos 17 quilómetros de estrada não asfaltada.

A governadora da província, Mara Quiosa, destacou as obras em curso na província, nomeadamente as infra- estruturas integradas de Caxito e os arruamentos das vias estruturantes do Panguila, fruto de dificuldades financeiras.

“Aproveitamos para fazer advocacia junto dos deputados para aquelas obras que foram interrompidas por carência de orçamento. Devo dizer que a província está satisfeita com esta visita. Sentimos sensibilidade por parte dos parlamentares e esperamos que de facto estes trabalhos surtam algum efeito prático” apelou a governante.