«Voltar

PROSSEGUE REUNIÃO DE TRABALHO DOS SECRETÁRIOS GERAIS DOS PARLAMENTOS DA CPLP

A apresentação dos Relatórios de Actividade dos Parlamentos e o Papel da Administração Parlamentar na Implementação das Resoluções do MERCONSUL, foram os dois temas em abordagem durante o segundo dia do XX Encontro da Associação dos Secretários-gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa.

O ponto Relatórios de Actividades gerou uma intensa interacção entre os administrativos, no que concerne à gestão parlamementar, racionalização de meios, pressão política dentro dos parlamentos, abertura à comunicação e redes sociais, entre outras questões.

O Director Geral da Câmara dos Deputados do Brasil, Sérgio Sampaio, disse ter sido muito importante entender como os seus colegas lidam com os problemas, muitos deles semelhantes à toda gestão administrativa.

Temos trocado experiências e, sobretudo, temos possibilitado o intercâmbio entre uma instituição e outra, o que tem sido vantajoso para todos nós, um aprendizado mútuo e que fortalece cada vez mais as instituições parlamentares dos países que compõem a CPLP”, referiu Sérgio Sampaio.

Por seu lado, o Secretário Geral da Assembleia da República de Portugal, Albino Azevedo, chamou a atenção para a “credibilidade da política”. Na sua óptica, “os parlamentares acham que deve-se credibilizar a política através da abertura à cidadania, seja pela via da televisão, redes sociais ou mesmo através da permissão, ao facultar aos particulares a possibilidade de apresentarem iniciativas legislativas, de referendo”.

Na sua intervenção, a Secretária Geral de Cabo Verde, Marlene Dias, referiu que os Relatórios de Actividades Anual Parlamentar são “uma forma de partilhar experiências entre um e outro Parlamento. E vemos que muitas das dificuldades e constrangimentos que temos num parlamento acaba por se repetir num outro, e isso é muito bom, pois permite trocarmos ideias e chegar a soluções que não nos podiam ocorrer  tão facilmente.”

Os trabalhos continuam nesta quarta-feira, com a agenda do dia a prever várias discussões, nomeadamente, o Papel da Administração Parlamentar na Implementação das Resoluções dos Parlamentos da Comunidade dos Estados da África Ocidental , do Parlamento Pan Africano, da União Interparlamentar e da Assembleia Parlamentar da CPLP.

O XX Encontro da Associação dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa é presidido por Angola, que é também o anfitrião do evento.