«Voltar

PRESIDENTE DA TURQUIA REALÇA POTENCIALIDADES DE ÁFRICA

Por considerar África um continente promissor, onde já se encontram a trabalhar mais de 10 mil turcos, o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, apelou os países ocidentais a operarem uma mudança de consciência em relação a forma como o veem.

Recep Tayyip Erdogan, que falava hoje a partir da Assembleia Nacional, durante a Reunião Plenária Solene por ocasião da sua visita ao nosso país, tenciona melhorar a cooperação com os estados africanos, tendo apontado como sinal visível desta afirmação, as cimeiras já realizadas, por iniciativa do seu país.

Para o estadista turco, “África é muito importante pelo seu potencial histórico e cultural”. Com 43 embaixadas no continente africano, a Turquia quer ver uma África livre de desigualdades, criadas pelo colonialismo.

Estando já reforçados os laços de amizade entre os dois estados, bem como a cooperação parlamentar, Recep Tayyip Erdogan espera agora abrir novas perspectivas económicas e de intercâmbio comercial, que eventualmente pode ter iniciado com o encontro realizado nesta segunda-feira, 18, com empresários angolanos.  

PARCEIRO ESTRATÉGICO

No discurso de boas-vindas, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, reconheceu a Turquia como um importante parceiro estratégico e destacou as relações históricas entre os dois países. Mencionou, por isso, o facto da Turquia ter sido um dos primeiros países a reconhecer a independência de Angola.

O líder parlamentar apontou o diálogo constante como uma das grandes marcas da democracia em Angola. Por outro lado, Fernando da Piedade Dias dos Santos realçou a Lei do Investimento Privado, que visa a criação de condições económicas e sociais para o progresso e bem-estar dos cidadãos.

Referiu, contudo, que os parlamentos desempenham um importante papel nas relações entre os estados e que a visita do Presidente turco vem reforçar as relações entre os poderes legislativos de ambos os países. Fez saber igualmente que a 5ª Sessão Legislativa prevê a criação do Grupo de Amizade e Solidariedade Angola-Turquia.

O Parlamento angolano pretende celebrar acordos de cooperação que contemplem um plano de acções concretas de intercâmbio e troca de experiências com a Turquia.

O momento serviu ainda para apresentação da maquete do Palácio da Assembleia Nacional, bem como para a assinatura do livro de honra, por parte de Recep Tayyip Erdogan.