«Voltar

PRESIDENTE DA ITÁLIA DISCURSA NO PARLAMENTO ANGOLANO

No âmbito da visita oficial, iniciada nesta quarta-feira, ao nosso país, o Presidente da República da Itália, Sérgio Mattarella, faz amanhã uma intervenção no hemiciclo da Assembleia Nacional.

A anteceder a Reunião Plenária Solene, prevista para às 10 horas, está previsto um encontro de cortesia entre o estadista italiano e o Presidente do Parlamento, Fernando da Piedade Dias dos Santos, que esteve em Roma, pela última vez, em 2017. Na oportunidade, o líder parlamentar manteve encontros de trabalho com a Presidente da Câmara dos Deputados, Laura Boldrini, e com o Presidente do Senado da República da Itália, Pietro Grasso.

Em Angola, a convite do homólogo angolano, Sérgio Mattarella que já abordou com o Presidente da República, João Lourenço, questões inerentes ao estado das relações bilaterais, deverá retomar este assunto no Parlamento, uma vez que a Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer Angola como país independente, em Fevereiro de 1976.

Além de boas relações diplomáticas, a Itália tem desde 1980 uma forte relação empresarial com Angola, sobretudo no domínio do petróleo, com a ENI, em parceria com a Sonangol a explorar vários blocos em águas profundas no offshore angolano.

A agricultura, defesa, turismo e finanças são também áreas de interesse do Estado Transalpino no domínio da cooperação bilateral entre os Estados.

Angola e Itália têm relações de cooperação desde 1977, altura em que os dois países assinaram um memorando que institui a Comissão Bilateral, então Comissão Mista de Cooperação, seguido da subscrição de outros instrumentos jurídicos.

Dentre os instrumentos jurídicos subscritos, destacam-se nos domínios da defesa e segurança internacional, colaboração em operações humanitárias e de apoio à paz, desminagem e assistência médica e medicamentosa.

Angola é hoje o terceiro parceiro comercial sub-sahariano da Itália. Em 2013, o valor total de comércio entre os dois países elevou-se a 891 milhões de Euros, com 348 milhões de Euros feitos através das exportações Italianas.

PROGRAMA DA REUNIÃO SOLENE POR OCASIÃO DA VISITA DO PRESIDENTE DA ITÁLIA (pdf)