«Voltar

PARLAMENTOS DE ANGOLA E DA ALEMANHA QUEREM COOPERAÇÃO EFECTIVA

Os deputados da Comissão de Economia e Energia da Assembleia Federal da Alemanha defenderam no encontro com o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias do Santos, o desenvolvimento de acções conjuntas para o fortalecimento dos laços de amizade e de cooperação bilateral entre os Parlamentos dos dois países.

Segundo o chefe da delegação parlamentar alemã, Klaus Ernst, que encabeça uma comitiva deputados do seu país em visita oficial a Angola, o estreitamento das relações de amizade e de cooperação bilateral entre os dois Parlamentos vai permitir o alargamento da promoção e da defesa dos superiores interesses dos dois países e povos.

“É importante conhecermo-nos melhor para, no âmbito das nossas atribuições, pudermos exercer um controlo mais apropriado das relações bilaterais dos nossos governos”, sublinhou o Deputado alemão.

O parlamentar europeu referiu também que no encontro com o Presidente da Assembleia Nacional foi manifestado o interesse do seu país em cooperar com Angola, no processo de diversificação da economia, formação de quadros e no desenvolvimento das energias renováveis.

 

CONVERSAÇÕES BILATERAIS

Após o encontro com o Presidente da Assembleia Nacional, a comitiva parlamentar alemã foi recebida pelos deputados das Comissões de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanos no Estrangeiro e de Economia e Finanças (3ª e 5ª Comissões), para a troca de informações.

Assuntos relacionados aos dois parlamentos e questões ligadas à presença alemã na economia angolana, a formação de quadros e aposta na produção de energias limpas dominaram as conversações.

No termo do encontro, a Presidente da 3ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, Deputada Josefina Pitra Diakité, manifestou o interesse de Angola em continuar a absorver a experiência alemã, tendo em conta os desafios do país.

“Nós pudemos perceber que a Alemanha está num contexto de busca de novos mercados, particularmente em África e ficamos satisfeitos em saber que vêm muito na perspectiva de saberem o que queremos”, resumiu a parlamentar angolana.

Josefina Pitra Diakité explicou que na sequência da última visita do Presidente da República, João Lourenço, à Alemanha foi definido um quadro de cooperação bilateral entre os dois Estados, que deve servir de pano de fundo para uma aproximação coerente entre ambos os países.

Para a Presidente da 3ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, a experiência alemã nos domínios das energias renováveis, agricultura e transportes podem servir para o nosso país, tendo em conta a aposta na diversificação da economia.