A garantia foi dada pelo Presidente do Fórum Parlamentar da SADC, Fernando da Piedade Dias dos Santos, feita numa comunicação ao Conselho de Ministros da organização.
O Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço, destacou nesta sexta-feira (17) a importância da institucionalização do Parlamento Regional ao discursar na abertura oficial da 38ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo que decorre em Windhoek, capital da República da Namíbia.
Ao pronunciar-se sobre esta organização interparlamentar, o Estadista realçou a necessidade dos representantes da Região efectivarem uma abordagem mais aprofundada sobre o assunto nesta Cimeira.
“Devemos trazer à consideração a pertinência da transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento Regional, considerando que os parlamentares, enquanto representantes directos de cerca de 300 milhões de habitantes, têm um importante papel na promoção do crescimento económico sustentável, da cooperação e integração económica, da boa governação, da paz e segurança, bem como no reforço da solidariedade e na edificação de um destino comum para os povos da região Austral de África”,disse.
Já o Presidente cessante da SADC, Cyril Ramaphosa (África do Sul) afirmou que as condições estão criadas para institucionalizar-se o órgão legislativo faltando somente a aprovação dos Chefes de Estado para que a democracia seja consolidada na Região.
Por sua vez, o Presidente da República da Namíbia e o novo Presidente da da SADC, Hage Geingob garantiu o seu apoio incondicional nesta transição.
“Durante a vigência do meu mandato, vamos promover discussões e apresentar propostas concretas para que a transformação do Fórum em Parlamento Regional se torne uma realidade que certamente trará benefícios a Região em geral e as instituições governamentais em particular”, assegurou o Presidente anfitrião.
Na oportunidade, o Presidente do Fórum Parlamentar da SADC, Fernando da Piedade Dias dos Santos, participou na Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo que decorreu à porta fechada para prestar esclarecimentos sobre a organização interparlamentar regional que dirige.
Para a cerimónia oficial de encerramento do certame a realizar-se amanhã, sábado, está agendado um acto de tomada de posse do Secretariado da SADC por parte do Secretário Executivo Adjunto, Responsável dos Assuntos Corporativos, assim como a leitura do comunicado final.