«Voltar

PARLAMENTO DINAMIZA RELAÇÕES INTERPARLAMENTARES

Angola e a Itália vão reforçar a cooperação no domínio parlamentar. A informação foi avançada esta quarta-feira, pelo Embaixador daquele país europeu acreditado em Angola, Cristiano Gallo, no final da audiência que manteve com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

Em declarações à imprensa diplomata italiano, fez saber que neste encontro foram abordados assuntos de carácter político, com destaque para a revisão pontual da Constituição.

“Foi uma visita de cortesia que serviu para recolher a experiência política do parlamento angolano principalmente nesta fase de transição que Angola assiste no que diz respeito às discussões de alteração à Constituição”, disse o visitante.

Há seis meses no cargo, Cristiano Gallo, reafirmou o interesse do Governo do seu país fortalecer as relações bilaterais existentes, fundamentalmente  nos sectores político e cultural.

Por seu lado, o recém-nomeado Embaixador da Sérvia, Milos Perisic, recebido igualmente em audiência pelo presidente do parlamento angolano, garantiu trabalhar para dinamizar as relações históricas entre os dois países.

“No domínio parlamentar assinamos no ano passado um Memorando de Entendimento e queremos materializar esse acordo. Esperamos que este ano tenhamos, pela primeira vez, mais de dez jovens angolanos a estudarem na Sérvia”, afirmou o diplomata.

Do Brasil veio o Embaixador Rafael de Mello Vidal que elogiou o empenho de Angola no combate à COVID-19. Durante a audiência concedida pelo presidente do parlamento angolano foram analisados alguns projectos que serão implementados a partir do presente ano.

“2021 será um ano de recomeço portanto falamos da necessidade dos dois países do relançamento da parceria estratégica entre ambos. Está prevista a realização de um encontro possivelmente aquando da visita do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro a Luanda, na cúpula da CPLP, a 17 de Julho para precisamente abordarmos afincadamente esse assunto”, frisou.

O Embaixador do Brasil acreditado em Angola destacou também o facto de actualmente viverem em Angola mais de 20 mil brasileiros, fazendo de Angola o país que mais atrai brasileiros na África e anunciando que estão em curso mais de 70 projectos em vários domínios.