«Voltar

PARLAMENTARES VISITAM MUNICÍPIOS DO CUANZA NORTE

Depois do périplo realizado pelas províncias do Uíge e Malanje, a delegação parlamentar encabeçada pelo Presidente da ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, Víctor Kajibanga, trabalhou no Cuanza Norte.

Em companhia do Governador Provincial, Adriano Mendes de Carvalho, os legisladores visitaram o aviário do Lucala fundado em 2012. Com apenas 4 trabalhadores o projecto produziu em dois meses, 8 mil pintos que obedecem um período de 15 dias para a sua reprodução.

Um total de 100 codornizes e dois mil e quinhentos pintos distribuídos em cinco naves povoadas preenchem uma área reservada com mais 15 naves por habitar.

Do Lucala os legisladores rumaram para o município de Cazengo onde visitaram o Hospital Sanatório que conta apenas com um médico que atende os doentes daquela região e outros que saem das províncias limítrofes.

Para dirimir a situação, a província tem em vista a construção de um hospital de referência regional que vai ajudar a solucionar e reduzir as enchentes observadas nas unidades hospitalares da cidade.

No sector da Educação a Escola Primaria Nº07 KM13 inaugurada em 2019 e as instalações da futura escola do ensino médio mereceram a apreciação da delegação parlamentar.

Nas obras da futura escola do ensino médio, os legisladores percorreram as áreas de construção dos dormitórios, salas de aula e internamento cujas obras tiveram início em 2013 e estão paralisadas desde 2014 por falta de verbas para a sua continuidade, como avançou o Director do Gabinete de Estudos e Planeamento do Governo Provincial do Cuanza Norte, Edinildo Teixeira.