«Voltar

PARLAMENTARES REFECTEM SOBRE O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO PÓS COVID-19

Num momento em que o combate à COVID-19 passou a ser o principal desafio do mundo, os deputados continuam a analisar o impacto do vírus no crescimento económico mundial e reflectem sobre o desenvolvimento social no contexto de crise pandémica. Foi com este propósito que participaram no princípio da tarde desta segunda-feira, dia 13, no segundo módulo de webinários, que decorreu sob o mote, “As Finanças Públicas e o Desenvolvimento Sustentável no Pós Covid-19”.

A iniciativa promovida pelo Pro PALOP-TL ISC, enquadra-se nos esforços das Nações Unidas em dar resposta à Covid-19. Com base na realidade nacional, este webinar incidiu sobre a análise da despesa pública com fins sociais (saúde, educação, protecção social, habitação, serviços culturais, recreativos e religiosos). Discutiu, por isso, as prioridades e as consequências da promoção do bem-estar de grupos sociais do nível e composição da despesa pública e de alternativas conceptuais.

Paulo Pedroso, sociólogo e professor de Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa, foi o orador da videoconferência, realizada via zoom, sobre Finanças Públicas, Políticas de Inclusão e Cidadania Social. O ciclo de webinários contempla outras acções formativas e deverá estender-se até o próximo mês de Setembro.

O Pro PALOP-TL ISC é um projeto para o Reforço das Competências Técnicas e Funcionais das Instituições Superiores de Controlo (ISC), Parlamentos Nacionais e Sociedade Civil para o controlo das finanças públicas nos PALOP e em Timor-Leste. Trata-se de um projeto inteiramente financiado pela União Europeia, com o objetivo específico de reforçar as capacidades de controlo externo, de fiscalização legislativa e de escrutínio público às finanças públicas nos PALOP e em Timor-Leste.

Recorde-se que o primeiro módulo de webinários realizou-se no passado dia 30 de Junho, com o tema Política Económica e Política Financeira, o caminho para o desenvolvimento sustentável no pós Covid-19. Teve como orador o economista Sérgio Lagoa, Professor Auxiliar no Departamento de Economia Política do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Director do Mestrado em Economia Monetária e Financeira e investigador do Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e Território (DINAMIA CET-IUL). Na ocasiãoforam discutidas as políticas orçamentais para relançar a economia de uma forma sustentável e resiliente a futuras crises sanitárias.