«Voltar

PARLAMENTARES INFORMADOS SOBRE COVID-19

A comissão do Executivo encarregue do acompanhamento e da tomada de medidas de prevenção face a propagação da pandemia do coronavírus, esteve na manhã desta sexta-feira na Assembleia Nacional onde informou aos parlamentares sob a situação da mesma doença no país.

O encontro foi antecedido por uma audiência concedida pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos a referida comissão.

No encontro realizado com os deputados, o Presidente da Comissão de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia, Víctor Kajibanga, considerou a iniciativa do executivo em partilhar com os legisladores o plano de contingência para a prevenção do COVID-19 como sendo uma iniciativa que vai permitir aos legisladores enquanto representantes do povo poderem levar a estes a mensagem sobre o estado da doença no país.

Atentos aos casos registados por todo mundo os legisladores apresentaram questões como a lotação dos transportes públicos, introdução de conteúdos televisivos e radiofónicos para a divulgação da prevenção da doença, fiscalização para evitar a subida generalizada de preços dos produtos de higienização e o aumento da produção de sabão azul e outros produtos.

Aos parlamentares a Ministra de Estado para Área Social, Carolina Cerqueira, apresentou algumas medidas e plenos gizados pelo executivo para evitar o surgimento e propagação do Covid-19.

Carolina Cerqueira avançou que vários sectores estão envolvidos neste processo de inibição do Corona Vírus e apelou aos legisladores para a denúncia de casos suspeitos ou de pessoas que tenham vindo de países afectados que não estejam a cumprir com as normas internacionalmente ditadas.

Na sua intervenção a Ministra da Saúde Sílvia Lutucuta pediu um maior engajamento de todos nesta difícil tarefa de prevenção desta pandemia.

Sílvia Lutucuta afirmou que não existe o registro de algum caso positivo no país, e apelou a população em geral para a observância das medidas de prevenção colocadas a disposição dos cidadãos.

As diligências para se evitar um mal pior levou a Comissão do Executivo encarregue do acompanhamento e da tomada de medidas de prevenção face a propagação da pandemia do coronavírus as plataformas petrolíferas por se entender que é um sector onde a entrada e saída de técnicos é constantes.

Nestes locais e junto das empresas pretendem-se criar condições para a prevenção e controlo do pessoal em serviço.

O Secretário de Estado para Asseguramento Técnico do Ministério do Interior, Salvador José Rodrigues, reconhece que as fronteiras longas dificultam a vigilância mais que ainda assim, existe um processo de controlo de cidadãos que estejam em quarentena, devidamente identificado e localizados.

Salvador José Rodrigues fez saber que aqueles que venham a violar as medidas de prevenção por via da quarentena domiciliar serão coercivamente levados aos centros criados para cumprirem o período recomendado.

Neste momento esta em processamento uma base de dados onde consta a identificação de todos os cidadãos que tenho vindo de países que registam casos de corona vírus.