«Voltar

PAN REGRESSA AO PAÍS APÓS REUNIÃO DA SADC

Depois de participar na 45ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), que decorreu em Moçambique, de 15 a 25 de Julho, sob o lema, "Mudanças Climáticas, Mitigação e Adaptação: O Papel dos Parlamentos Rumo à Implementação da Declaração de Paris e do Roteiro de Katowice", o Presidente da Assembleia Nacional regressou à Luanda, no final da tarde desta quinta-feira.

À chegada, no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, Fernando da Piedade Dias dos Santos recebeu cumprimentos de boas-vindas de uma delegação parlamentar, encabeçada pela 1ª Vice-presidente do Parlamento, Emília Carlota Dias.

Durante a 45ª Assembleia Plenária, os parlamentares da SADC, reunidos em Maputo, reflectiram sobre o impacto “nefasto” das mudanças climáticas no continente africano, bem como sobre a criação de medidas legislativas que visem a implementação do Acordo de Paris (2015), com vista a redução das emissões de gases estufa.

Os deputados dos parlamentos nacionais da SADC abordaram igualmente o tema sobre a transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento Regional. A paz e a segurança dos países da Região da África Austral também mereceram destaque nesse certame.

Criado em 1997, o Fórum Parlamentar da SADC é o órgão que reúne os parlamentos dos países membros da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). A reunião do fórum acontece duas vezes por ano.  Fazem parte da SADC, Angola, África do Sul, Botswana, Lesoto, Malawi, Ilhas Maurícias, Moçambique, Namíbia, República Democrática do Congo, Ilhas Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.