«Voltar

PAN CONVIDADO PARA FÓRUM ECONÓMICO DA RÚSSIA

O Embaixador da Federação da Rússia em Angola, Vlamir Tararov, procedeu nesta terça-feira, à entrega de um convite do seu país ao Presidente da Assembleia Nacional (PAN), Fernando da Piedade Dias dos Santos, para participar no Fórum Económico Mundial, a decorrer no próximo mês de Junho em São Petersburgo, a segunda maior cidade daquele país da Europa do Leste.

Durante a audiência que lhe foi concedida por Fernando da Piedade Dias dos Santos, o diplomata Russo disse que aproveitou a ocasião para reafirmar a intenção da Rússia em continuar a aprofundar as relações de cooperação bilaterais com Angola, principalmente entre os parlamentos dos dois países.

Vladmir Tararov explicou que o seu país se prepara para a realização do anual Fórum Económico Mundial, que além de políticos, empresários e homens de negócios internacionais, quer contar com altas figuras do Estado Angolano, entre os quais o mais alto mandatário da Assembleia Nacional.

“Os Parlamentos conhecem melhor os desejos dos respectivos povos, por causa do seu papel representativo e eles podem ajudar a influenciar os governos e empresários locais para a elevação dos níveis de desenvolvimentos dos povos e países. Dai a importância dos Parlamentares no Fórum Económico, que visa o fortalecimento da cooperação económica da Rússia com os países”, justificou o Embaixador Russo o convite formulado ao Presidente do Parlamento angolano.

O diplomata disse, por outro lado, que no encontro com Fernando da Piedade Dias dos Santos, foram passadas em revista as acções desenvolvidas entre a Assembleia Nacional e o Parlamento da Rússia, no âmbito da visita em Novembro passado, do Vice-Presidente da Duma (Câmara Baixa) da Assembleia Federal da Rússia.

Na opinião de Vladmir Tararov, a cooperação político-diplomática entre Angola e a Rússia estão ao “máximo nível possível”, citando como exemplo as duas recentes visitas presidências e a confiança mútua existente entre ambos países e povos.

“Em geral, as nossas negociações desenvolvem-se num ambiente fraterno e amigável, tendo em conta que somos parceiros de longa data, com uma irmandade cultivada ao longo desse tempo”, frisou o Embaixador da Rússia em Angola.

De salientar que em Julho do ano passado, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, participou em Moscovo, capital da República da Federação da Rússia, no II Fórum Internacional “Desenvolvimento do Parlamento” e na Conferência Parlamentar “Rússia-África”.