«Voltar

PAN AUGURA REFORÇO DA COOPERAÇÃO PARLAMENTAR COM A ITÁLIA

Os laços de amizade e cooperação são históricos, remontam ao ano 1976, quando a 18 de Fevereiro a Itália colocou-se no topo da lista dos países da Europa Ocidental, a reconhecer a independência de Angola, tendo, entretanto, a 04 de Junho do mesmo ano, estabelecido relações diplomáticas com o nosso país.

O líder parlamentar admitiu, porém, que a visita de Sérgio Mattarella “eleva esta amizade para novos horizontes e perspectivas”, numa fase política de intensa cooperação entre os dois Estados.

A pensar no aprofundamento das relações bilaterais e, sobretudo, por reconhecer a Itália como parceiro privilegiado, com quem Angola conta para alavancar o sector económico e melhorar as condições sociais do seu Povo, Fernando da Piedade Dias dos Santos lança também o repto do reforço da cooperação parlamentar. Espera, para o efeito, com a advocacia do Presidente da Itália, que hoje falou aos deputados.

“Esta decisão foi ganhando consistência com a troca de delegações entre os nossos dois parlamentos, onde incluo a visita realizada por uma delegação parlamentar em Abril de 2017”, fez saber Fernando da Piedade Dias dos Santos, que também aproveitou a ocasião para afirmar que “as perspectivas destas relações são, hoje, francamente boas”, desejando, por isso, “consolidá-las através de acções concretas”.

Para o Presidente da Assembleia Nacional, o aprofundamento da cooperação parlamentar entre Angola e a Itália irá, certamente, contribuir para um maior estreitamento de laços entre os dois países e povos, que se afiguram “mutuamente” vantajosas.