«Voltar

NOVO IMPULSO NA RELAÇÃO INTERPARLAMENTAR COM O VIETNAME

Com o objectivo de impulsionar a cooperação no domínio parlamentar entre Angola e o Vietname, o Presidente da Assembleia Nacional propôs o reforço da relação dos órgãos legislativos de ambos os países. Declarou hoje à imprensa, o Embaixador cessante do Vietname acreditado no nosso país, Nguyen Manh Cuong, depois de ter apresentado cumprimentos de despedida a Fernando da Piedade Dias dos Santos.

O diplomata vietnamita passou em revista os três anos de missão exercidos na República de Angola, tendo manifestado o interesse do seu país em aprofundar as relações bilaterais no âmbito da Saúde, Educação e Telecomunicações.

O Sector Agrícola passa a ser também uma das áreas prioritárias da cooperação bilateral entre os Estados, visto que o Vietname, representado em Angola com cerca de 20 empresas de especialização diversa, deseja participar no processo de diversificação da economia nacional.

A República Socialista do Vietname foi um dos primeiros países a reconhecer a independência de Angola, altura em que estabeleceram as suas relações diplomáticas, cuja abertura da sua Embaixada em Luanda ocorreu no ano seguinte, em 1976.

Em 1978, os dois países assinaram o Acordo Geral de Cooperação, instrumento que serviu de base para abertura de vários protocolos inseridos nas áreas sociais, económicas e técnico-científicas.