«Voltar

NOVO EMBAIXADOR DA TURQUIA IDENTIFICA ÁREAS DE COOPERAÇÃO

A pouco mais de um mês em Angola, à frente da Embaixada da Turquia, Aply Ay visitou pela primeira vez a Assembleia Nacional, com o intuito de apresentar cumprimentos de cortesia a Fernando da Piedade Dias dos Santos, Presidente do Parlamento.

Em declarações à imprensa, o diplomata turco disse que aproveitou a oportunidade para passar em revista o estado das relações de cooperação bilaterais entre os dois estados.

“Existe um grande potencial entre os dois Estados, que deve ser explorado”, referiu o Aply Ay, sobretudo no domínio económico, com vista a promoção do desenvolvimento do sector produtivo nacional, como a agricultura.

Com o propósito de apoiar os esforços do Estado angolano na diversificação da economia, consubstanciado num conjunto de reformas já em curso no país, o Embaixador da Turquia acreditado em Angola indicou outras potenciais áreas de cooperação, nomeadamente nos sectores do turismo, energia, indústria de têxteis e indústria de derivados do petróleo.

Apesar de considerar excelentes as relações de cooperação entre os dois países, em todos os domínios, Aply Ay fez saber que “o volume de negócios entre a Turquia e Angola não é ainda o expectável”, visto que não foi ainda atingida a cifra esperada pelo Governo turco, que já em 2017 tencionava elevar a balança comercial para cerca de mil milhões de dólares.

 

COOPERAÇÃO BILATERAL

Angola e a Turquia estabeleceram relações diplomáticas em 1980, mas o início dessa cooperação aconteceu em 2008. A colaboração entre os dois Estados é regulada por um acordo geral no domínio comercial. No quadro dessa parceria, foram assinados acordos nos domínios dos transportes aéreos e militar. 

Dados de 2016 referem que a balança comercial entre a Turquia e Angola situa-se em 134 milhões de dólares.

Em 2014, os dois países negociaram um memorando de entendimento para consultas políticas e um acordo de supressão de vistos nos passaportes diplomáticos.

Com quase 80 milhões de habitantes em 2016, a Turquia é líder em investimento no sector de turismo e espera receber cerca de 50 milhões de turistas, por ano, até 2023.