«Voltar

MPLA PROPÕE INCREMENTO DE VERBAS PARA O SECTOR SOCIAL

Mais de 90 Mil Milhões de Kwanzas é o aumento proposto pelo Grupo Parlamentar do MPLA, da fatia do Orçamento Geral do Estado para o Exercício Económico 2018, a ser, sobretudo, alocado aos sectores da Saúde e da Educação.

O propósito é melhorar o desempenho e a qualidade de serviços prestados pela rede pública das escolas e hospitais do País, que passa pela admissão, no mínimo, de 20 mil professores e 1500 médicos, bem como 200 técnicos de enfermagem.

Para o efeito, o MPLA sugere o remanejamento das verbas adstritas a algumas das rubricas inscritas no OGE. No entanto, poderá haver também uma ligeira alteração no défice orçamental para dar cobertura a essa preocupação, prevendo-se a sua variação de 3% para 3,5% e a contracção de alguma dívida.  

A informação foi avançada pelo Deputado Kilamba Van-Dúnem, no termo do 7ª Reunião Ordinária do Grupo Parlamentar do MPLA, realizada hoje, dia 7, no Futungo de Belas, para a apreciação do Relatório Parecer Final sobre a Proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado do ano em curso, que vai à Votação Final Global na próxima quarta-feira, dia 14 de Fevereiro.

Refira-se que, antes da sua aprovação na globalidade, o Parlamento vai ainda levar à discussão e votação o Relatório Parecer Conjunto Final sobre a Proposta de Lei do OGE-2018 nesta quinta-feira, dia 08, na presença do Ministro de Estado do Desenvolvimento Económico e Social, Manuel Nunes Júnior.