«Voltar

MOÇAMBICANOS CONHECEM PARLAMENTO ANGOLANO

Os oito integrantes da delegação moçambicana, que visitam o nosso país, no âmbito da cooperação das Secretárias-gerais dos parlamentos dos dois países continuam a partilhar conhecimentos com os funcionários da Assembleia Nacional.

Nesta terça-feira foram constituídos dois grupos de trabalho. Por um lado o Secretariado, que tomou contacto com o Gabinete do Secretário-geral, onde, por intermédio do seu Director, Ricardo Luvambano, puderam conhecer melhor a dinâmica de trabalho da referida unidade orgânica e tiveram a oportunidade de participar nas tarefas desenvolvidas diariamente por este gabinete.

“Tudo indica que a cooperação parlamentar entre Angola e Moçambique, que já existe há bastante tempo, tende a continuar porque só assim é que cada um de nós, funcionários, teremos a oportunidade de aperfeiçoar os conhecimentos para conseguirmos responder com eficiência e eficácia os desafios que nos são colocados diariamente por este órgão”, referiu Ricardo Luvambano

Por sua vez, uma outra equipa multifacetada de técnicos, numa vertente mais teórica, absorveu os conhecimentos transmitidos pelos membros da Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual, uma subunidade da Direcção de Apoio Parlamentar encarregue de dar a assistência administrativa e técnica à Mesa da Assembleia Nacional, que se fez representar pela sua responsável, Anabela Espírito Santo.

Apesar das semelhanças existentes entre os dois parlamentos, as diferenças foram as mais ressaltadas.

“Eu vejo que vocês evoluíram bastante. Nós estamos a passar também por esse processo de desmaterialização, mas não tem sido fácil. Constato que os colegas do Parlamento angolano já ultrapassaram isso. Nota-se na forma apaixonada com que transmitem a informação. Foi uma grande conquista. Estão de Parabéns! A diferença é grande entre a nossa realidade e a vossa”, esta foi a apreciação feita por Emílio Machado, Assessor Parlamentar moçambicano no final do encontro.

A visita estendeu-se pelos demais sectores, com realce para a Direcção de Administração e Finanças (DAF), Direcção dos Recursos Humanos (DRH) e Direcção de Apoio Parlamentar (DAF). Dúvidas, esclarecimentos, curiosidades, experiências são as palavras de ordem que têm conduzido estes encontros que decorrem até sexta-feira.  

De recordar que este estágio on job enquadra-se no programa de cooperação existente entre a Assembleia da República de Moçambique e a Assembleia Nacional de Angola no domínio da administração parlamentar.