«Voltar

MAIS REPRESENTAÇÕES DIPLOMÁTICAS VÃO ENCERRAR EM 2019

No âmbito das discussões, na Especialidade, do Orçamento Geral do Estado para o Exercício económico de 2019, foi abordada a questão do processo de redimensionamento da rede diplomática angolana, no encontro mantido entre os deputados afectos à 3ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional e o Secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro, Domingos Lopes.

Com uma alocação de cerca de 44.8 mil milhões de kwanzas, o Ministério das Relações Exteriores pretende dar continuidade ao processo de encerramento de missões diplomáticas em vários pontos do mundo, para além de outros projectos, como a finalização da construção da Académia de Relações Exteriores.

Durante a sessão de auscultação, Domingos Lopes informou ainda que em 2018, face a situação económica e financeira que o país atravessa o Ministério das Relações Exteriores atingiu 80 por cento do grau de execução dos objectivos preconizados, principalmente o de reduzir as despesas deste departamento ministerial na ordem de cerca de 54 milhões de Euros.

Na ocasião, os legisladores mostraram-se preocupados com as condições de trabalho dos funcionários das representações diplomáticas no exterior, bem com o processo de reintegração regional da SADC.

Além do Ministério das Relações Exteriores, os deputados à Assembleia Nacional auscultaram também o Ministério do Comércio e o Ministério da Economia e Planeamento.