«Voltar

Isaías Samakuva vai suspender seu mandato no Parlamento

O Presidente da Unita, Isaías Samakuva, disse no dia 27 de Setembro, momento antes a cerimônia da tomada de posse dos deputados, que vai suspender o seu mandato durante a terceira Legislatura no Parlamento angolano.

Quanto ao acto cerimonial da investidura dos deputados para a constituição do parlamento, o líder da Unita diz que é um momento solene sendo esta uma formalidade necessária, “de modo que tem o seu significado não só político mas também histórico”, disse.

Isaías Samakuva fez questão de referir a posição que no seu entender deve ser adoptada pelos deputados, “devem assumir o papel de defensores dos interesses do povo, do país e da legalidade”.

“Devem ainda”, prossegue Samakuva, “ser fiscalizadores do Executivo e também, aquilo que esperamos da Assembleia Nacional, que é, começar de facto a afirmar-se como um órgão de soberania que tem a sua dependência”, defendeu.

Com a suspensão do seu mandato, tudo indica que o deputado, Raul Danda, eleito pelo círculo provincial de Cabinda, assuma a liderança da bancada parlamentar da Unita.

Anterior