«Voltar

HOSPITAL AMÉRICO BOAVIDA COM ATENDIMENTO CONGESTIONADO

O serviço de urgência do Hospital Américo Boavida atende diariamente 400 casos. Os dados foram avançados nesta quinta-feira, dia 07, pelo Director Geral daquela unidade hospitalar, Agostinho José Matamba, durante o encontro realizado com os deputados da Comissão de Saúde, Educação, Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da Assembleia Nacional.

De referência reconhecida, o Hospital Américo Boavida tem capacidade de 800 camas, serviços especializados nas áreas de Diagnóstico, Trauma e Terapêutico.

Agostinho José Matamba, Director Geral do Hospital, informou que o asseguramento dos serviços daquela unidade de saúde é feito por 195 Médicos, dos quais 7 contratados fora do Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE) e 14 vindos da Cooperação (ANTEX).

Recorde-se, que a ANTEX é responsável pelo recrutamento de especialistas cubanos, ao abrigo do acordo de colaboração entre os dois governos na área de formação de quadros.

Dentre os constrangimentos apresentados aos parlamentares, estão dificuldades de ordem financeira, a degradação do edifício, atendendo o tempo da sua construção, as infiltrações, casas de banho fora de funcionamento, áreas de cirurgias inactivas, dificuldades na importação de medicamentos e material gastável e fluxo de populares com patologias que deviam ser tratadas nos centros de referência ao nível dos municípios.

O Coordenador para a Saúde da 6ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, Ruben Sicato, considerou a visita positiva e garantiu que os parlamentares continuarão a advogar junto do Executivo, para que se encontrem soluções que venham a melhorar os serviços prestados por aquela unidade hospitalar.