«Voltar

GRUPO DE MULHERES PARLAMENTARES VISITA NOVA CENTRALIDADE DE MBANZA CONGO

Uma delegação do Grupo de Mulheres Parlamentares da Assembleia Nacional visitou, no período de 23 a 24 de Julho, na província do Zaire, o local em que está a ser erguida a nova centralidade do município do Mbanza Congo.

Sob chefia da Presidente do GMP (Grupo das Mulheres Parlamentares), Cândida Celeste, a delegação esteve composta por outras deputadas, nomeadamente, Serafina Miguel Pinto, Marcelina Huna Alexandre, Maria José da Encarnação Fernandes, Ana Maravilha Fernandes, Mariana Paula Afonso e Sofia Porfírio Mussonguela.

No entanto, antes de terem dado início a agenda de actividades, as parlamentares foram recebidas, para um encontro de cortesia, pelo Governador do Zaire, José Joanes André, no palácio provincial.

Dentre os locais eleitos para a visita de constatação relativamente aos níveis de desenvolvimento que àquela província tem alcançado esteve a futura centralidade de Mbanza congo.

O projecto habitacional prevê a construção de edifícios habitacionais modernos, hospitais, estádio de futebol, uma rede viária com cinco quilómetros, mercados, centros comerciais e outras estruturas.

Segundo Joanes André a participação de privados na execução das obras e a venda de apartamentos fica ao critério do Governo Provincial, para melhor controlo dos preços. A cidade vai ser erguida em três fases no local do antigo aeroporto.

As deputadas visitaram ainda o Hospital Municipal de Mbanza Congo, o Complexo Escolar N. 01 do II Ciclo, os Sistemas de Captação de Água, o Projecto de Iluminação Eléctrica e o Centro Infantil “Kimpa Vita”.

O Museu dos Reis do Congo foi outro dos destinos previstos pelas parlamentares. No local, visitaram os diversos compartimentos que o compõem, onde receberam explicações dos vários objectos expostos.

Ainda durante a estada na província do Zaire, as deputadas realizaram duas palestras que gravitaram em torno dos temas “Violência doméstica” e “Afectividade, Identidade do Género”, no anfiteatro do núcleo do Instituto Superior Politécnico de Mbanza Congo.

Alexandre Chicaia ministrou a palestra sobre a “Violência Doméstica”, ao passo que a Helena Veloso dissertou sobre a “Afetividade, Identidade do Género”.

No acto de encerramento das palestras, a Deputada Cândida Celeste frisou que “a violência doméstica é um fenómeno que deve ser combatido por todos os membros da sociedade, pois que, só com o diálogo podemos evitar maus tratos ”.

“Hoje” disse ainda a chefe da delegação, “observamos crimes atípicos no nosso país, as mulheres chegam a ser mais violentas que os homens, matam os esposos, assassinam e abandonam seus próprios filhos nas ruas”, apelou.

Cândida Celeste agradeceu a forma hospitaleira como foram acolhidas naquela província e felicitou a população de Mbanza Congo pelos 507 anos de existência celebrados no dia 25 de Julho.

Prestigiaram o evento, membros do Executivo da província, oficiais das Forças Armadas Angolana, representantes dos partidos políticos, entidades de várias congregações religiosas e associações juvenis.