«Voltar

FUNCIONÁRIOS PARLAMENTARES APRIMORAM CONHECIMENTOS

No âmbito do programa de superação técnico-profissional da Administração Parlamentar, três funcionários da Assembleia Nacional participaram, na terceira semana deste mês, no XVII Congresso Internacional de Protocolo, Cerimonial, Comunicação Corporativa, Imagem Pessoal e Organização de Eventos (CIPRO), na cidade de Santo Domingo, capital da República Dominicana.

O evento em que Angola participa pela segunda vez, juntou cerca de 500 profissionais de Protocolo, Cerimonial e Comunicação de 17 países do Mundo, com predominância para o continente americano e o europeu.

Angola, que se faz representar igualmente por dois técnicos de Protocolo e Comunicação do Supremo Tribunal Militar, foi o único país africano presente no certame, atraindo a atenção de vários congressistas, que procuraram não só partilhar experiências sobre os temas do congresso, mas também colherem informações sobre o país, em particular, e sobre África, em geral.

Entre os prelectores do congresso, o destaque recaiu para o Chefe de Protocolo da ONU, Peter Van Laere, para o ex-Chefe de Protocolo da Princesa Diana, Patrick Jephson, e para o Presidente da prestigiada Escola Internacional de Protocolo de Espanha, Gerardo Correas.

O programa do referido congresso, trouxe como tema de realce o, “Protocolo Parlamentar”, cuja prelectora foi a Directora de Protocolo do Senado (Parlamento) da República Dominicana, Micheline Nassar.

O CIPRO é organizado anualmente pela Organização Internacional de Cerimonial e Protocolo (OICP) e constitui o mais importante evento do sector a nível mundial.

Há cinco anos, a iniciativa saiu de Espanha, país que acolhe a sede da OICP, e passou por países como Hunduras, Brasil e República Dominicana.

Nos próximos anos a organização tenciona realizar um congresso em Angola, a fim de alargar experiências sobre Cerimonial, Protocolo e Comunicação Corporativa com os profissionais do país e do continente africano.