«Voltar

EMBAIXADOR DE ANGOLA NA ETIÓPIA GARANTE DIPLOMACIA MAIS EFICAZ

Recém-nomeado para o cargo de Embaixador de Angola acreditado na República Democrática Federal da Etiópia e representante permanente junto da União Africana e Comunidade Económica para África, Francisco José da Cruz esteve esta quinta-feira, dia 31, na Assembleia Nacional.

Recebido pela Presidente da 3ª Comissão de Trabalho Especializada, Josefina Pitra Diakité, o antigo responsável pela Direcção América do Ministério das Relações Exteriores garantiu que irá usar este importante instrumento que é a diplomacia para levar o nome de Angola ao mais alto nível, dando continuidade ao trabalho que já foi executado até então.

“Conhecer melhor os pilares fundamentais da diplomacia parlamentar, para que possamos desempenhar convenientemente o nosso papel foi o que me trouxe a esta Casa. Angola pretende ter uma participação cada vez mais activa no seio da União Africana, sobretudo nesta fase em que há grandes transformações desta organização continental ”, explicou o diplomata.

Segundo a Deputada Josefina Pitra Diakité, o encontro serviu para abordar questões relacionadas com a importância do fortalecimento das relações das regiões económicas africanas e a formação de mais quadros nacionais naquela região.

A importância das boas missões diplomáticas influenciam também nas relações parlamentares, tanto do ponto de vista bilateral, como do ponto de vista das organizações parlamentares da União Africana, como o Parlamento Pan-africano. Por isso, abordamos também a necessidade da implementação dos diversos acordos celebrados com a Etiópia, como é o caso do Protocolo do Malabo, que já foi rubricado em 2014 e ainda não entrou em vigor”, avançou a Presidente da 3ª Comissão.

O sucessor de Arcanjo do Nascimento, aquando a sua tomada de posse, afirmou que Angola tem muito interesse em participar nas discussões para criar mecanismos para que a União Africana dependa cada vez menos de doadores internacionais.

Angola prepara-se para ter maior presença na União Africana, organização em que o país é o 6º maior contribuinte, depois da Argélia, África do Sul, Egipto, Líbia e Nigéria.

O Embaixador de Angola na Etiópia, União Africana e Comunidade Económica para África, Francisco José da Cruz, afirmou que actualmente o país ocupa cinco dos 39 lugares a que tem direito.

No final da audiência, a Deputada Josefina Pitra Diakité confessou que Francisco José da Cruz é um antigo amigo e colega e aproveitou a ocasião para desejar-lhe muitos sucessos nesta sua nova fase.