«Voltar

DEPUTADOS VÃO PRONUNCIAR-SE SOBRE RENOVAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA

A Conferência dos Presidentes dos Grupos Parlamentares, orientada hoje pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, determinou a realização para esta quinta-feira, dia 09, da 3ª Reunião Plenária Extraordinária, cuja ordem do dia inscreve como ponto único a apreciação do Pedido do Presidente da República do Pronunciamento da Assembleia Nacional sobre a possibilidade de renovação do estado de emergência.

Para o Grupo Parlamentar da UNITA, representado por Maurílio Luiele, o actual contexto de potencial surgimento de novas infecções pelo Covid-19 devido as dificuldades registadas no cumprimento das medidas de isolamento e confinamento e, considerando, o elevado risco de uma calamidade sanitária faz todo sentido que se prorrogue o estado de emergência.

O parlamentar do partido do “Galo Negro” apelou, no entanto, a uma maior adesão dos cidadãos ao cumprimento das medidas e orientações vindas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Executivo.

Na mesma senda, o Presidente do Grupo Parlamentar da CASA-CE, Alexandre Sebastião André, saudou a intenção de prorrogação do estado de emergência, por o considerar pertinente.

Alexandre Sebastião André disse ainda que as medidas de isolamento, quarentena institucional e domiciliar têm surtido efeito e devem continuar, uma vez que os números de casos que surgem são importados.

O Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Américo Cuononoca, enalteceu a iniciativa do Chefe de Estado, João Lourenço, em solicitar o pronunciamento da Assembleia Nacional sobre a possibilidade de prorrogar ou renovar o estado de emergência.

Segundo Américo Cuononoca, a decisão de prorrogação espelha a responsabilidade das autoridades angolanas no sentido de travar o mais rápido possível a expansão do Corona Vírus. O Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA apelou os cidadãos a ficarem em casa e a observarem as medidas divulgadas pelos meios de comunicação social.