«Voltar

DEPUTADOS TESTEMUNHAM ARRANQUE DE PROJECTOS DO PIIM NO CUANZA NORTE

No quadro das relações institucionais entre os poderes Legislativo e Executivo, os Deputados do Círculo Eleitoral Provincial do Cuanza Norte testemunharam nesta terça-feira, dia 12, o lançamento de várias obras de construção de empreendimentos sociais, inseridos no Programa Integrado de Intervenção dos Municípios (PIIM) daquela parcela do território nacional.

No município de Ambaca, situado há 200 quilómetros à Norte da sede da província, os parlamentares constataram o arranque das obras de construção de duas escolas de sete salas de aulas cada,  da ponte sob o Rio Kididi, que liga a sede do município e a comuna do Luínga, e da asfaltagem de dois quilómetros da rua que dá acesso ao Hospital Municipal.

Já no município de Kikulungo, há 136 quilómetros de N’dalatando, capital da província, os deputados testemunharam o início da construção de uma escola de sete salas de aula e a terraplanagem de uma extensão de 16 quilómetros do troço que liga a vila do resto do município.

No município de Samba Cajú, há 105 quilómetros da sede do Cuanza Norte, os eleitos do povo presenciaram ao acto de lançamento dos trabalhos de construção de duas escolas de sete e 22 salas de aulas, respectivamente. Ainda naquele município, os parlamentares constaram o nível de execução das obras de construção do futuro hospital municipal, que terá a capacidade de internar 36 pacientes. De salientar que o lançamento das obras de construção dos referidos projectos foi efectuado pelo Governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho.

Conforme noticiou recentemente a Angop, o PIIM da província do Cuanza Norte para o corrente ano está orçado em vinte e quatro mil milhões, 796 milhões 136 mil e 309 Kwanzas.  Inclui a execução de 91 projectos nos 10 municípios da região, nas áreas de educação, saúde, vias de comunicação, saneamento básico, energia e águas, entre outros.