«Voltar

DEPUTADOS SEGUEM IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS CONTRA A COVID-19

Os deputados dos Círculos Eleitorais Provinciais estão a seguir de perto a implementação, por parte dos governos locais, das medidas de prevenção e combate à Covid-19. Através de visitas de constatação e auscultação às autoridades e as sociedades locais, os parlamentares estão a tomar notas sobre os recursos mobilizados e o grau de implementação das estratégias provinciais para fazer face à pandemia. 

Ao nível das respectivas províncias, os deputados estão também a mobilizar a sociedade local para a junção de esforços e para a tomada de medidas preventivas contra a pandemia que começou na cidade de Huwan, República Popular da China.

 

NAMIBE

Na quinta-feira, dia 16,  o Grupo de Deputados Residentes na Província do Namibe integraram a comitiva do Governador Archer Mangueira, que visitou o município de Bibala, para aferir as medidas locais, no âmbito da contenção da propagação da Covid-19. 

Os parlamentares constataram também as condições de acolhimento do colégio José Eduardo dos Santos, preparado pelas autoridades municipais da Bibala para os cidadãos submetidos à quarentena institucional. Foram igualmente visitados o Centro Agro-ecológico da Bibala, onde estão criadas as condições para o tratamento de possíveis casos da Covid-19, bem como os postos médicos das Mangueiras e da Quilemba Velha, com equipas de rastreio da doença montadas.

No Namibe, o Grupo de Deputados Residentes trabalhou também no Município do Virei e, neste sábado, efectuaram uma visita de trabalho ao Município do Tômbwa, no quadro das constatações locais de prevenção e combate à Covid-19. 

Os parlamentares estão a percorrer, entre outros, o posto de rastreio da doença, localizado no conhecido Quilómetro 50, o centro para tratamento de possíveis casos da Covid-19, instalado no Posto Médico do Pinda, bem como Centro de Quarentena Institucional, na escola José Francisco Republicano. 

No município do Tômbwa, os deputados visitaram ainda a Residência para albergar os médicos cubanos, que estão em Angola, no âmbito do reforço do sistema nacional de saúde contra a Covid-19, assim como o Centro de Acolhimento de Crianças e Idosos Locais. 

 

BIÉ

Na província localizada no centro de Angola, os parlamentares, na companhia da Comissão Interministerial local de Prevenção e Combate à Covid-19, visitaram, na sexta-feira, dia 17, o  Centro de Quarentena Institucional, instalado no Hotel Cassoma, na cidade do Cuito. 

A referida visita circunscreveu-se também ao armazém onde estão acondicionados os meios para fazer face a pandemia, bem como ao centro hospitalar para a resposta aos possíveis casos da Covid-19. 

O trabalho de campo do Grupo de Deputados Residentes do Bié culminou no mercado informal do Chissindo, nos arredores do Cuito, onde aferiram as condições criadas pelas autoridades locais, para evitar o contágio e a propagação da Covid-19 entre vendedores do mercado e clientes. 

 

BENGUELA 

Na passada quarta-feira, dia 15, os deputados Círculo Eleitoral Provincial de Benguela visitaram os Centros de Quarentena Institucional dos municípios de Benguela e da Catumbela. 

Acompanhados de membros de Comissão Provincial de Prevenção e Combate à Covid-19, liderada pelo Governador Rui Falcão, os parlamentares percorreram as duas instalações, adaptadas para albergar cidadãos suspeitos de estarem infectados com o Coronavírus. 

Refira-se que o Centro de Rastreio da Covid-19 no município de Benguela está montado do Estádio da Ombaka, ao passo que no município da Catumbela, o Hospital da Polícia Nacional  é o local preparado para atender possíveis casos da doença.