«Voltar

DEPUTADOS DA UNITA AVALIAM POLÍTICAS PÚBLICAS NO KWANZA SUL

No quadro das IX Jornadas Parlamentares do Partido, que decorrem desde quarta-feira, dia 11, na cidade do Sumbe, os deputados da UNITA realizam hoje visitas de constatação aos 12 municípios da província do Kwanza Sul, para aferir o grau de implementação dos projectos públicos e o impacto dos mesmos sobre a vida das populações locais.

Repartidos em 12 comitivas, os parlamentares do partido do Galo Negro estão igualmente a aproveitar as jornadas de campo para auscultar a sociedade do Kwanza Sul sobre os seus anseios e saber em que medida os deputados da UNITA podem intervir para a resolução dos problemas sócio-económicos da região. A ocasião está a ser também aproveitada para os deputados da segunda força parlamentar angolana partilharem com os populares do Kwanza Sul as suas ideias sobre a implementação das autarquias no país.

No município do Sumbe, aonde trabalha uma comissão parlamentar encabeçada pelo Presidente do Grupo Parlamentar, Deputado Liberty Chiaca, foram visitadas estabelecimentos de ensino, unidades sanitárias, mercados informais. De igual modo, os deputados do Galo Negro mantiveram contactos com as autoridades tradicionais, entidades religiosas e membros da Ordem dos Advogados da região.

Para a porta-voz do evento, Deputada Miraldina Jamba, as IX Jornadas Parlamentares da UNITA estão a incentivar o diálogo entre os deputados do partido e a sociedade do kwanza Sul, bem como a aprofundar o debate dos temas agendados.

 

APELO DO PRESIDENTE

Ontem, na abertura do evento, o Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, frisou que as Jornadas Parlamentares do seu partido tem levado aos cidadãos o convívio com o deputado e, por intermédio destes, a presença da Assembleia Nacional aos municípios e às comunas do país.

Adalberto Costa Júnior instou o Grupo Parlamentar do seu partido a proceder à publicação dos conteúdos das jornadas efectuadas e a abrir às portas aos estudantes para consulta dos arquivos internos. Referiu, no entanto, que as jornadas “não fugirão à regra” e trarão mais um extraordinário contributo aos “difíceis” desafios que o país vem enfrentando.

O Presidente da UNITA finalizou o seu discurso, garantindo que os deputados do seu partido vão trabalhar com as forças vivas da sociedade para encontrar as respostas adequadas à defesa da transparência e da boa governação e vão insistir em ser parte observadora no acompanhamento dos processos de luta contra a corrupção.

 

REFLECÇÕES TEMÁTICAS

Com término marcado para esta sexta-feira, as IX Jornadas Parlamentares da UNITA estão a ser igualmente marcadas pela apresentações e debates de temas sobre a actualidade nacional e internacional.

No primeiro painel, realizado ontem, os deputados da UNITA debruçaram-se sobre o combate à corrupção, implementação das autarquias locais, contexto sócio-económico da província do Kwanza Sul e a situação do Covid 19.

Antes do encerramento dos trabalhos, agendado para sexta-feira, os deputados da maior força política na oposição em Angola vão reflectir mais um painel temático, que destaca os temas “Factores Críticos e de Sucesso do Grupo Parlamentar da UNITA” e “Media Training – Relacionamento dos Deputados com a Imprensa”.

As IX Jornadas Parlamentares da UNITA realizam-se sob o lema “Pela Cidadania Participativa e Desenvolvimento Inclusivo, 2020 Autarquias em todos os Municípios”.

Na presente Legislatura, o Grupo Parlamentar da UNITA ocupa 51 assentos na Assembleia Nacional, resultado de 26,67% dos votos alcançados nas Eleições Gerais de 2017.