«Voltar

DEPUTADO ADÉRITO JAIME VAI HOJE A ENTERRAR

Vai hoje a enterrar na comuna do Camundongo, à 28 quilómetros da cidade do Cuito, província do Bié, o deputado à Assembleia Nacional, Adérito Jaime Fernandes Candambo, falecido, por doença, na passada segunda-feira, dia 18, no Cuito.

Antes do funeral, o malogrado, deputado pelo Grupo Parlamentar da UNITA, eleito pelo Círculo Eleitoral Provincial do Bié em 2017, vai merecer homenagem pública, em cerimónia a decorrer no Parque do IMNE Marista, no Cuito, e que contará com as presenças da 1ªVice-Presidente da Assembleia Nacional, Emília Carlota Dias, do Governador do Bié, Pereira Alfredo,e do Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior.  

O Programa fúnebre realça também as homenagens dos deputados à Assembleia Nacional, dos membros do Comité Permanente da UNITA, dos membros do Governo e dos Magistrados Judiciais do Bié, bem como de outras individualidades públicas desta região.  

No funeral, serão lidas as mensagens da família, da UNITA e da Assembleia Nacional. Na manhã desta quinta-feira, a urna com os restos mortais do deputado Adérito Jaime Fernandes Candambofoi velada na sede do Comité Provincial da UNITA no Bié, onde militantes, amigos e simpatizantes deram o último adeus ao parlamentar.  

 

HOMENAGEM DO PAN  

No livro de condolências, aberto nesta terça-feira, em Luanda, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, manifestou em seu nome pessoal, da sua família e da Casa das Leissolidariedade à família e ao partido UNITA, em particular, ao seu Grupo Parlamentar, tendo considerado o desaparecimento físico do deputado perdaumairreparável.  

“A mais sentida homenagem ao deputado Adérito Jaime Fernandes Candambo, que acaba de nos abandonar, quando ainda tinha muito para dar ao nosso processo de reconstruçãoda consolidação da democracia e da unidade nacional”, escreveu o Presidente da Assembleia Nacional.  

Adérito Jaime Fernandes Candambo nasceu no Cuito, a 30 de Setembro de 1961 e era militante da Unita desde 1976, sendo membro do Comité Permanente e da Comissão Política do partido.

Antes de ser nomeado, em 2012, Secretário Provincial da UNITA, foi Secretário da JURA (organização juvenil desta formação política) na província do Bié. 

Era licenciado em Ciências da Educação, na especialidade de Pedagogia, pela Escola Superior Pedagógica do Bié e tomou posse como deputado à Assembleia Nacional a 28 de Setembro de 2017, integrando a Comissão de Direitos Humanos, Petições, Reclamações e Sugestões dos Cidadãos (10ª CTE).