«Voltar

COOPERAÇÃO ENTRE ANGOLA E ZÂMBIA ANALISADA NO PARLAMENTO

A 1ª Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Deputada Joana Lina Cândido, recebeu hoje, dia 12, em audiência o Embaixador da Zãmbia, acreditado em Angola, Lawrence Chalungumana.

Em declarações à imprensa, o diplomata zambiano considerou o encontro profícuo na medida em que analisou com a legisladora angolana o estado das relações de cooperação parlamentar entre Angola e  a Zâmbia.

“Pretendemos não só reforçar as relações de cooperação parlamentar, mas também aumentar o volume de negócios com Angola”, esclareceu Lawrence Chalungumana.

De acordo com o Embaixador zambiano, o seu país mantem um volume de negócios de 1 milhão de dólares americanos com Angola.

“A base dos negócios com Angola está centrada no agro-negócio. Queremos aumentar o volume de negócios fornecendo à Angola produtos, como o açúcar, cereais e ração”, ressaltou o diplomata.

Lawrence Chalungumana fez ainda referência ao processo de transição que Angola assinala, augurando que as eleições gerais decorram com sucesso.

Angola e a República da Zâmbia mantêm excelentes relações de cooperação no quadro bilateral e a nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), abrangendo as áreas de defesa e segurança, transportes, educação, saúde, agricultura, comércio, geologias e minas e petróleos.

Os dois países cooperam igualmente no âmbito da Conferência Internacional dos Grandes Lagos (CIGL), uma plataforma político-diplomática que visa, essencialmente, pacificar os conflitos nesta região do continente africano.