«Voltar

CHINA DISPONIBILIZA APOIO PARA O COMBATE À COVID-19

A Presidente da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades no Estrangeiro (3ª CTE), Josefina Pitra Diakité, recebeu hoje em audiência o Embaixador da China, acreditado em Angola, Gong Tao, numa altura em que o país vive um contexto de medidas extraordinárias, em virtude do Estado de Calamidade Pública, motivado pela pandemia da Covid-19.

Durante o encontro, o diplomata destacou a importâcia da cooperação e do multilateralismo entre Angola e China. Gong Tao falou ainda sobre a evolução do Covid-19 no mundo e, particularmente, em Angola.

“A China está disponível a dar a assistência e apoio ao combate à pandemia. Hoje, trocamos também impressões sobre formas de ultrapassarmos esta fase difícil, reforçando assim o intercâmbio entre os dois países. Falamos igualmente da Cimeira Extraordinária China-África, que decorreu no passado dia 17, em solidariedade ao Combate à pandemia da Covi-19, manifestando assim, o espírito de irmandade entre nós”, afirmou o embaixador asiático.

Na ocasião, a anfitriã, a presidente da 3ª Comissão, disse que o encontro visou passar em revista a problemática da pandemia e os esforços que a China tem feito pelo mundo e pelo continente africano no combate da mesma e a necessidade de se continuar a trabalhar de forma constante, em observância as medidas de segurança, divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelas autoridades angolanas. 

Recorde-se que o país, actualmente, conta com 186 casos positivos, 99 dos quais activos, 77 recuperados e 10 óbitos.