«Voltar

CHEFE DE ESTADO PORTUGUÊS DISCURSA NO PARLAMENTO ANGOLANO

Desembarcou ontem à tarde em Luanda no aeroporto internacional 04 de Fevereiro, Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa, inicia esta quarta-feira uma visita de Estado de quatro dias, que estender-se-á as províncias de Benguela e da Huíla.

O seu programa de visita prevê passagem obrigatória pela Assembleia Nacional, onde irá falar aos representantes do Povo, acompanhado pelo seu homólogo angolano, João Lourenço.

A sessão solene, a realizar-se em sua honra, acontecerá pouco depois de Marcelo Rebelo de Sousa proceder à deposição de uma coroa de flores no Memorial Agostinho Neto e depois do encontro com o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, no Palácio Presidencial, onde haverá também conversações ministeriais, seguido de uma conferência.

Apesar de históricas, as relações entre Angola e Portugal entram agora numa nova fase de relançamento da cooperação económica e de aprofundamento da amizade entre os seus respectivos povos. Passado pouco menos de quatro meses da primeira visita de Estado a Portugal do Presidente da República, João Lourenço, nove anos depois da última deslocação oficial do então Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, em 2009.

Durante a visita ao nosso país, o Presidente luso passará ainda pelas províncias de Benguela e da Huíla, por possuírem uma expressiva comunidade portuguesa. Marcelo Rebelo de Sousa tem a expectativa de "ir mais longe em matéria de acordos, de protocolos, de convenções, do que aquilo que já se fez" com a deslocação à Luanda do primeiro-ministro português, António Costa, em Setembro, e do Presidente angolano à Portugal, em Novembro do ano transacto.

Clique aqui para ver o: 

PROGRAMA PARA A REUNIÃO PLENÁRIA SOLENE POR OCASIÃO DA VISITA DE ESTADO DE SUA EXCELÊNCIA MARCELO REBELO DE SOUSA, PRESIDENTE DA REPÚBLICA PORTUGUESA (PDF)