«Voltar

BENGO PROJECTA CONSTRUÇÃO DO GABINETE LOCAL DE APOIO AOS DEPUTADOS

A funcionar em instalações provisórias e em mau estado de conservação, o Governo Provincial do Bengo projecta a construção da futura Sede do Gabinete Local de Apoio aos Deputados daquela região do País.

A informação foi apurada pelo Conselho de Administração da Assembleia Nacional, encabeçado pela Deputada Elvira Van-Dúnem, durante as visitas de constatação, realizadas aos Gabinetes Locais de Apoio aos Círculos Eleitorais Provinciais do Bengo e do Uíge, que iniciaram na segunda-feira, dia 09 de Julho.

Na Província do Bengo, a jornada de trabalhos dos membros do Conselho de Administração da Assembleia Nacional incluiu uma visita ao terreno onde será edificada a nova sede daquele Círculo Provincial Eleitoral. Porém, à chegada, os deputados foram recebidos pelo Secretário do Gabinete Local, Francisco Mateus Neto, que apresentou a situação e o funcionamento do referido gabinete. Seguiu-se, entretanto, um encontro de cortesia com a Governadora da Província do Bengo, Mara Baptista Quiosa.

Já no Uíge, a delegação parlamentar manteve também um encontro de cortesia com o Governador Provincial, Npinda Simão. Na oportunidade, o governante passou em revista o trabalho que tem sido desenvolvido na terra do Bago vermelho, desde que assumiu a condução dos destinos da província.

“A nível da Província estão a ser desenvolvidos projectos em termos de infraestruturas, com o objectivo de proporcionar uma melhor mobilidade das populações, bem como dos seus bens. Estão, assim, em curso intervenções a algumas artérias. Podemos citar como exemplo, o caso da estrada que liga a cidade do Uíge para Negaje e a via que vai do Quitexe para Ambuíla”.

Em declarações à imprensa, a Presidente do Conselho de Administração do Parlamento, Elvira Van-Dúnem, disse ontem que o balaço da visita é positivo, apesar das dificuldades apresentadas pelos gabinetes locais para o normal funcionamento da actividade dos deputados, daqueles círculos eleitorais.

“Foram constatados constrangimentos, embora o balanço seja positivo, principalmente no Gabinete Local da Província do Bengo, o qual carece, urgentemente, de novas instalações. Verificamos igualmente a falta de algum material técnico para a execução das actividades, não só dos técnicos, mas também dos deputados. Portanto, tomamos boa nota das preocupações e vamos, a nosso nível e com os demais órgão da Secretaria Geral da Assembleia Nacional, ver formas de se ir resolvendo as dificuldades constatadas”, assegurou a Deputada Elvira Van-Dúnem.