«Voltar

BARRAGEM DE CAMBAMBE IMPRESSIONA PARLAMENTARES ALEMÃS

No âmbito da cooperação parlamentar entre Angola e Alemanha, encontra-se até hoje no nosso país a delegação da Comissão dos Assuntos Económicos e da Energia do Parlamento Alemão-Bundestad.

As boas relações existentes entre os dois países levaram a referida delegação ao encontro do Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, que apresentou aos visitantes aquilo que são os projectos do sector em implementação, em todo país.

Acompanhados pelos deputados da 3ª Comissão de Trabalho Especializada da Assembleia Nacional, Celso Sapingãla e Amália Alexandre, a delegação rumou para a Província do Cuanza Norte, onde visitou a barragem de Cambambe, cuja construção data da década de 50. Inaugurada em Outubro de 1963, a mesma foi alvo de três grandes projectos de interveção, que passaram pela reabilitação, alteamento da barragem e aumento da potência dos Grupos da Central 1 e a construção da Segunda Central, concluída em 2017.

Aos visitantes foi ainda apresentado o potencial hidroelétrico do Rio Kwanza, com destaque para as barragens de Capanda (520 MW), Laúca (2.067 MW), Caculo-Cabaça (2.100 MW), Zenzo 1 (450 MW), Tumulo do Caçador (450 MW), Lume (330 MW) e Cambambe, com uma produção de (960 MW).

O Chefe da delegação paralamentar alemã, Klaus Ernst, disse que Cambambe é "um bom exemplo de uma cooperação bem-sucedida entre diferentes parceiros", e que apesar de existir há já muitos anos, é "impressionante" o que foi feito para melhorá-la. Considerou, por isso, o projecto um grande ganho para toda população.

Por outro lado, o parlamentar olha para a colocação das turbinas, por parte de uma empresa alemã, como reflexo da vontade dos dois estados em continuar a cooperar nos mais diversos sectores.

O momento serviu ainda para os parlamentares visitarem as ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e as ruínas da Fortaleza de Cambambe Dondo, ambas classificadas como património histórico-cultural.