«Voltar

AUTARQUIAS E REALIDADE DO KWANZA SUL NAS JORNADAS PARLAMENTARES DA UNITA

O Grupo Parlamentar da UNITA realiza nos 11, 12 e 13 deste mês, no Sumbe, sede da província do Kwanza Sul, as suas IX Jornadas Parlamentares, sob o lema "Pela Cidadania Participativa e Desenvolvimento Inclusivo, 2020 Autarquias em Todos os Municípios".

Durante o lançamento do evento, o Presidente do Grupo Parlamentar do partido fundado por Jonas Savimbi, Deputado Liberty Chiaca, justificou que a escolha da cidade do Sumbe para albergar as referidas jornadas parlamentares deve-se ao abandono a que a mesma está voltada pelo Executivo, criticando a degradação da sua malha rodoviária urbana.

“As populações do Kwanza Sul vivem na pobreza extrema, numa província potencialmente rica em recursos hídricos, solos férteis, atractivos turísticos diversos, mas nada disse se reflecte na vida dos seus habitantes”, lamentou o político.

Durante as jornadas, acrescentou, os parlamentares da UNITA vão realizar visitas de campo aos municípios que compõem a província do Kwanza Sul, para auscultar os cidadãos locais sobre os seus anseios e permitir aos deputados uma melhor abordagem sobre as melhores vias para se solucionar os problemas daquela região do país.

O Deputado Liberty Chiaca garantiu que as conclusões e recomendações das jornadas parlamentares serão submedidas à Assembleia Nacional e ao Executivo e anunciou para o segundo Semestre deste ano a realização das X Jornadas Parlamentares do Partido.

De salientar que as últimas Jornadas Parlamentares da UNITA tiveram lugar entre os dias 09 e 14 de Setembro de 2019, nas províncias da Huíla e do Cunene, sob o lema “Por uma Cidadania Participativa e Governação Transparente para Desenvolver as Comunidades”.