«Voltar

ASSEMBLEIA NACIONAL REALIZA SEGUNDA ETAPA DE ACÇÕES DE FORMAÇÃO

A Direcção dos Recursos Humanos da Assembleia Nacional promove durante esta semana, a segunda etapa de um conjunto de accões formativas dirigidas aos funcionários e agentes parlamentares, representados em toda a extensão territorial.

Estas formações visam aprimorar os conhecimentos dos funcionários parlamentares, quer em relação a disciplina funcional, avaliação de desempenho dos funcionários e agentes parlamentares de acordo com o Decreto nº 25/94, de 1 de Julho, o papel de liderança na gestão de pessoas, assim como as relações humanas no local do trabalho.

No âmbito do programa de superação técnico-profissional da Administração parlamentar, nesta segunda fase, as acções de formação direccionam-se aos funcionários das unidades orgânicas do Parlamento, extensiva aos representantes dos Gabinetes Provinciais de Apoio aos Deputados.

Na perspectiva dos seminariados, as avaliações “não trazem apenas benefícios para o avaliado, mas também à instituição. Porque esta é uma forma de alavancar o cumprimento dos objectivos da instituição e de desenvolver a capacidade técnica dos trabalhadores”, referiu com o funcionário parlamentar, Carlos Abril.

Por sua vez, o Secretário Provincial do Gabinete de Apoio aos Deputados em Cabinda, Rafael Sumbo, reconhece que estas palestras são uma mais-valia para cada um dos formandos na medida em que “com a avaliação do trabalhador é possível saber como estamos, onde vamos e como devemos andar”.

“Avaliar o ser humano é uma tarefa difícil mas temos de o fazer com serenidade para que o funcionário ao conhecer as suas falhas possa gerar mudanças, tanto para si como para a unidade em que presta os seus serviços”, reforçou.

O processo de avaliação de desempenho é realizado anualmente nas instituições públicas do Estado, em que os avaliados de cada instituição recebem a avaliação do seu desempenho enquanto trabalhadores, mormente às questões de assiduidade, pontualidade, empenho, responsabilidade, entre outros aspectos.

A primeira etapa deste programa teve início na primeira quinzena de Janeiro, com mesmas acções formativas dirigidas aos Titulares de Cargo de Direcção e Chefia da Assembleia Nacional.