«Voltar

ANGOLA VAI ACOLHE IX ASSEMBLEIA PARLAMENTAR DA CPLP

Com o propósito de preparar a IX Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP), a realizar-se em Luanda de 8 a 10 de Junho próximo, os Presidentes dos Grupos Nacionais à Assembleia Parlamentar da CPLP estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira no Palácio da Assembleia Nacional.

Sete pontos constam da agenda deste encontro que, entre outas coisas, apreciou neste primeiro dia de trabalho, o Programa de Actividades da Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para o mandato 2019/2020.

Entre as pretensões espelhadas no referido programa, o destaque recai para a promoção do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e a promoção de mecanismos de facilitação da mobilidade dos cidadãos lusófonos dentro da CPLP.

Também hoje os Presidentes dos Grupos Nacionais da AP-CPLP apresentaram cumprimentos de cortesia ao Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.

À frente da delegação, o Deputado Rui Figueiredo Soares, de Cabo-Verde, que falou à imprensa após o encontro, enfatizou a necessidade de haver maior aproximação entre os povos da CPLP e um maior intercâmbio cultural entre os países integrantes.

Para o dia de amanhã está reservada a preparação da IX Assembleia Parlamentar, a análise da instalação do secretariado Permanente da AP-CPLP e a instância de concertação de jovens parlamentares da Comunidade.

Constituída por nove Estados-membros, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São-Tomé e Príncipe e Timor Leste, a  Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) tem como objectivos gerais a concertação política e a cooperação nos domínios social, cultural e económico.