«Voltar

ANGOLA FELICITADA PELA LIDERANÇA DO FP-SADC

À margem da 41ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, várias audiências têm sido concedidas, pelo Presidente do órgão, Fernando da Piedade Dias dos Santos, aos Presidentes e representantes dos Parlamentos Nacionais Regionais.

O propósito é o de promover o estreitamento das relações de cooperação com os parlamentos dos países da SADC e fortalecer os laços de amizade entre os seus povos.  

Refira-se que, até ao momento, foram recebidos pelo, também, Presidente da Assembleia Nacional, os líderes parlamentares do Zimbabwe, Jacob Francis Mudenda, da Swazilândia, Themba Msibi e deputados da República das Seychelles, Charles de Commarmond, da República Democrática do Congo,  Boniface Balamague e da África do Sul, Ahmed Shaik Eman.  

Todos os parlamentares consideram, sem excepção, “excelente” a prestação de Angola, à frente do Fórum Parlamentar da SADC, cuja função foi assumida por Fernando da Piedade Dias dos Santos, em Novembro do ano transacto, em Harare, capital da República do Zimbabwe, 19 anos após, a constituição do órgão de consulta dos Parlamentos da África Austral.  

ZIMBABWE DESEJA ÊXITOS À ANGOLA NAS ELEIÇÕES GERAIS

“A presidência de Angola é excelente e tem estado a fazer um bom trabalho. Sabemos que o Presidente do FP-SADC encontrou algumas dificuldades já antigas, mas têm sido bem geridas, por isso, devemos felicitá-lo”, referiu o Presidente do Parlamento do Zimbabwe, Jacob Francis Mudenda, que também augurou êxitos para a realização do pleito eleitoral, em Angola, cujos angolanos são chamados à elegar os seus representantes, no próximo dia 23 de Agosto, para os próximos 05 anos.

O parlamentar zimbabwiano convidou ainda os empresários angolanos a investirem na edificação de hotéis, em Victoria Falls, que perspectiva a construção de 1200 quartos para o acolhimento de turistas.

PRESIDENTE DO PARLAMENTO DA SWAZILÂNDIA VAI À ANGOLA

Já o Presidente do Parlamento da Swazilândia, Themba Msibi, anunciou para finais de Julho uma visita à Angola.

Na oportunidade, o deputado elogiou a estrutura arquitectónica do Palácio da Assembleia Nacional e informou que o seu país também se prepara para a construção de um novo Parlamento.

SEYCHELLES PODERÁ ACOLHER PARLAMENTO REGIONAL DA SADC

O país anfitrião, representado pelo Deputado Charles de Commarmond, apresentou cumprimentos de cortesia ao Presidente do Fórum Parlamentar da SADC, Fernando da Piedade Dias dos Santos, e disse que o seu país se sente honrado por estar a acolher a 41ª Sessão Plenária do órgão parlamentar regional.

Charles de Commarmond enfatizou a importância do evento, por trazer à reflexão um tema de capital interesse para a região, “visto que os jovens são os futuros líderes desse continente”.

Relativamente a vontade manifesta, no acto de abertura do evento, pelo Presidente do Parlamento da República das Seychelles, Patrick Pillay, em albergar a sede do Parlamento Regional, caso o Fórum Parlamentar da SADC evolua para órgão legislativo, o parlamentar seychellois esclareceu que a questão necessita ainda de ser melhor aflorada e concertada com o secretariado do FP-SADC.

RDC DESTACA AUTORIDADE DO PRESIDENTE DO FP-SADC

O Parlamento da República Democrática do Congo (RDC), por intermédio do Deputado Boniface Balamague, reafirmou o seu apoio à presidência de Angola ao Fórum Parlamentar da SADC, expressando, porém, um grande orgulho pela forma como Fernando da Piedade Dias dos Santos conduz os destinos da organização, “com punho forte”.

ÁFRICA DO SUL SUGERE IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMAS ESPECIAIS

Quem também reconheceu o empenho de Angola na Presidência do Fórum Parlamentar da SADC, foi o Parlamento Sul Africano, por meio do Deputado Ahmed Shaik Eman.

“Permitam-me elogiar o esforço e a forma clara como o Presidente do Fórum Parlamentar da SADC e o seu Comité têm dirigido a organização desde que tomou posse”, expressou.

O parlamentar abordou, igualmente, com Fernando da Piedade Dias dos Santos questões relativas à implementação de programas especiais de desenvolvimento na região da África Austral.

 

...