«Voltar

ANGOLA E RÚSSSIA REFORÇAM COOPERAÇÃO PARLAMENTAR

Reforçar os laços de amizade e cooperação no domínio parlamentar entre a Assembleia Nacional e o Parlamento da Federação Russa, foi o motivo que esteve na base da audiência que a Presidente da 3ª Comissão de Trabalho Especializada, Deputada Josefina Pitra Diakité, concedeu hoje ao Embaixador da Rússia, acreditado em Angola, Vladmir Tararov.

A saída da audiência, o diplomata russo disse que o encontro se enquadrou no âmbito do fortalecimento das relações interparlamentares e de cooperação entre Angola e Rússia.

Vladmir Tararov afirmou por outro lado que, as relações são dinâmicas, e está prevista a deslocação do presidente da Assembleia nacional, a República da Rússia a convite do seu homólogo, para participar do Fórum Parlamentar Internacional e na Conferência Rússia-África.

“Para além da participação do senhor Presidente da Assembleia de Angola nestes dois eventos vai haver alguns encontros de trabalho entre os nossos deputados e a delegação de Angola, para tratarmos assuntos ligados ao cumprimento dos programas de cooperação que assinamos”, realçou.

 O diplomata russo disse ainda que ambos os parlamentos vão financiar o desenvolvimento da cooperação nas suas respectivas regiões que prevê a geminação e desenvolvimento entre as províncias de Angola e Rússia, nos domínios da Formação de quadros, Infraestruturas, Economia, Cultura e Ciência.

“Tive um encontro com o senhor governador da província de Lunda Sul, que combinamos envidar esforços para cumprirmos com estas metas e estreitarmos mais os laços de cooperação com algumas províncias da Rússia”, informou.

Questionado sobre o estado actual da construção do Ango-Sat2, o embaixador avançou que o processo encontra-se já na fase final da sua construção e será muito mais sofisticado que o Ango-Sat1. O actual projecto, garantiu Vladmir Tararov vai contribuir melhor para o desenvolvimento do nosso país não só para a área das novas tecnologias, mas em outros sectores como agricultura e pescas.