«Voltar

ANGOLA E MOÇAMBIQUE IMPULSIONAM COOPERAÇÃO PARLAMENTAR

Dois países irmãos, com relações seculares, Angola e Moçambique continuam a fortalecer os laços de amizade existentes entre si e partilham experiências no âmbito da produção legislativa.

Segundo Osvalda Joana, Embaixadora de Moçambique acreditada em Angola, recebida nesta terça-feira pelo Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, o advento da globalização tem criado “enormes” desafios do ponto de vista político e social, considerando as questões ambientais, a estabilização económica, o combate à corrupção, a consolidação da democracia, a promoção dos direitos humanos e a equidade do género.

Um alerta surgiu igualmente para a tomada de medidas, capazes de conter a vulnerabilidade dos dois países para os efeitos do surto do coronavírus, evitando por isso “que este flagelo venha acrescentar aquilo que são os problemas que nós já estamos a enfrentar”, referiu Osvalda Joana.  

A diplomata destacou, no entanto, a importância do empoderamento da Mulher e da aprovação de leis que protegem os seus direitos, como a Lei de Combate as Uniões prematuras ou casamentos prematuros.

Quem também esteve no Parlamento, na manhã de hoje, foi o Embaixador da Argélia acreditado em Angola, Larbi Latroch, que apresentou cumprimentos de despedida ao Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, por ter terminado “prematuramente” a sua missão no nosso país, visto ter sido nomeado para uma nova função.