«Voltar

ALEMANHA QUER PARTILHAR EXPERIÊNCIA AUTÁRQUICA COM ANGOLA

O Ministro-presidente do Estado de Schleswig-Holstein e Presidente do Conselho Federal (Bundesrat) da República Federal da Alemanha, Daniel Gunther, afirmou nesta sexta-feira o interesse do seu país em partilhar com Angola a sua experiência no domínio autárquico.

Durante as conversações oficias entre as delegações parlamentares dos dois países, no âmbito da sua visita oficial ao nosso país, iniciada ontem a noite, Daniel Gunther, sublinhou que Alemanha acompanha com grande interesse e satisfação as reformas políticas e administrativas que Estado Angolano tem vindo a implementar, tendentes à institucionalização das autarquias.

O alto responsável do Conselho Federal da Alemanha garantiu que o seu país está disposto a apoiar Angola na implementação das autarquias e manifestou, por outro lado, o interesse da Alemanha em reforçar a cooperação bilateral nos ramos da energia, da saúde, da agricultura e da indústria transformadora.

“Estamos muito impressionados com a forma como Angola tem se desenvolvido, depois de um longo conflito armado. Para nós este esforço representa um grande exemplo e Angola é certamente um dos mais importantes países da Região Austral de Africa, com o qual Alemanha quer continuar a contar no quadro da sua política externa”, frisou o Presidente da Bundsrat.

Por seu lado, o Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, disse que é desejo de Angola aprofundar as relações de cooperação parlamentar com Alemanha, visando o fortalecimento das relações entre ambos países e povos.

Para Fernando da Piedade Dias dos Santos a visita do Presidente do Conselho Federal da Alemanha pode ser uma grande oportunidade para o estabelecimento de acordos de cooperação e apontou as áreas de inovação digital e das infra-estruturas de alta tecnologia como campos a explorar em Angola.

“A aposta na inovação tecnológica para o asseguramento da competitividade de Schleswig-Holstein deve ser, para nós, fonte de inspiração para os voos que o nosso país pretende atingir no capítulo do fortalecimento da economia nacional”, sublinhou o Presidente da Assembleia Nacional.

Passeio na Ilha de Luanda

No final das conversações oficiais entre as delegações parlamentares dos dois países e após a visita guiada ao Palácio da Assembleia Nacional, o Presidente da Bundesrat, Daniel Gunther, realizou um curto passeio na Ilha e na Marginal de Luanda, cumprindo com um desejo que manifestou ao seu homologo angolano.

Acompanhado do Presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, Daniel Gunther fez uma breve paragem na zona do Ponto Final da Ilha para ver a paisagem que dá à marginal e ao Porto de Luanda e de seguida visitou um dos restaurantes beira-mar daquele lugar turística da capital angolana, tendo se feito à areia da praia e tocou a água do mar.

O pequeno passeio turístico do Presidente do Conselho Federal da República Federal da Alemanha culminou com um almoço oficial no Restaurante VIP do Palácio da Assembleia Nacional e ficou marcado com a troca de lembranças entre as delegações parlamentares de ambos países.

Sublinha-se que no comprimento do seu programa de visita à Angola, o Presidente do Conselho Federal da República Federal da Alemanha, foi à Cidade Alta apresentar cumprimentos de cortesia ao Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço.

Ainda no cumprimento do seu programa de visita, Daniel Gunther manteve um encontro de partilha de informações com o Ministro da Defesa Nacional, Salviano Sequeira, e de seguida entrevistou-se com o Ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino de Azevedo.

Neste Sábado e último dia da sua visita oficial à Angola, o Presidente do Conselho Federal da República Federal da Alemanha vai deslocar-se ao Ministério da Energia e Águas e à Feira Internacional de Luanda (FILDA), que decorre na Zona Económica Especial da capital do país.

Além de parlamentares Daniel Gunther faz-se acompanhar de representantes de algumas indústrias do Estado Alemão de Schleswig-Holstein, que procuram oportunidades de negócios em Angola.

O Bundesrat (Conselho Federal) é a representação política dos 16 Estados da República Federal da Alemanha. Os Estados desempenham um papel importante no sistema federal da República Federal da Alemanha e também estão envolvidos na produção da legislação nacional. Todos os anos, o Ministro Presidente de um dos estados alemães assume a presidência do Bundesrat (Conselho Federal). O Presidente do Bundesrat é um dos maiores representantes da República Federal da Alemanha.