«Voltar

ALEMANHA E PORTUGAL PREPARAM VISITA DE DIGNATÁRIOS A ANGOLA

Questões inerentes à cooperação entre Angola e a Alemanha e Portugal foram abordados esta sexta-feira na Assembleia Nacional. A Presidente da 3ª Comissão de Trabalho, Josefina Pitra Diakité, recebeu em audiências separadas os embaixadores dos dois países europeus para a apreciação dos laços existentes.

Em declarações à imprensa, o diplomata alemão Dirk Loke anunciou a vinda a Angola de uma delegação do Conselho Federal do seu país, prevista para Julho próximo, para o fortalecimento das relações interparlamentares. 

O Conselho Federal da Alemanha é a Camara Alta do Parlamento Alemão composta por representantes dos Governos dos Estados Federados. Angola e a Alemanha cooperam desde finais da década de 70 em vários domínios.

De igual modo, o Embaixador de Portugal, João Caetano da Silva, foi recebido pela Titular da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro.

O diplomata português recusou prestar declarações, mas sabe-se que na base deste encontro esteve a preparação da visita oficial de seis dias do Presidente da Assembleia da República de Portugal, Ferro Rodrigues, a Angola, de 04 a 09 de Julho. São esperados representantes de três partidos com assento parlamentar.

De acordo com a Deputada Josefina Pitra Diakité, “estas visitas de alto nível entre os dois Estados servirão para normalizar as relações dando ainda um salto qualitativo a nível parlamentar”.

Refira-se que a visita da delegação parlamentar portuguesa vai coincidir com a realização da Assembleia Parlamentar da CPLP.