«Voltar

ABERTA 20ª SESSÃO ORDINÁRIA DO COMITÉ EXECUTIVO DO FÓRUM PARLAMENTAR DA FP-CIRGL

Durante dois dias os países membros do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos estarão reunidos no Palácio da Assembleia Nacional, onde irão analisar, dentre vários assuntos, a situação política, humanitária e de segurançaa na região.

Ao proceder a abertura do encontro, a 2ª Vice-Presidente da Assembleia Nacional, Suzana Augusta de Melo, começou por saudar os participantes e destacou a presença da Agência Suíça de Cooperação que tem colaborado com os estados membros da região na resolução e concretização de um programa.

Suzana Augusta de Melo destacou ainda a importância dos países membros do FP-CIRGL na resolução dos problemas existentes na região como a instabilidade política e a necessidade da criação de políticas viradas ao género e infância.

Durante a sua intervenção, o Presidente do Comité Executivo, Daniel Abibi, recordou os 25 anos do genocídio do Rwanda, tendo apelado para uma reflexão profunda para o alcance da paz e pediu ainda o bom senso dos países membros da organização na resolução das questões internas de cada um. 

O Senador Daniel Abibi recordou que a 20ª Sessão acontece num período em que existem relatos de calamidade humanitária na região.

O Secretário-geral do Fórum Parlamentar da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, Onyango Kakoba, disse que conforme vontade expressa entre os chefes de estado dos países membro o X encontro será no Burundi, em Dezembro.

Onyango Kakoba manifestou a preocupação dos países membros no que diz respeito ao combate ao terrorismo e a prevenção de catástrofes e outros males que assolam alguns países da região.