«Voltar

QUADROS DE INFORMÁTICA DA CPLP REÚNEM EM LUANDA

O Palácio da Assembleia Nacional vai albergar de 13 a 16 de Maio, o XIV Encontro de Quadros de Informática dos Parlamentos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), subordinado ao tema "A desmaterialização de Processos nos Parlamentos de Língua Portuguesa".

Durante três dias os quadros de Informática dos Parlamentos de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, São Tomé e Príncipe, Brasil, Portugal e Timor Leste vão partilhar experiências neste domínio.

Dentre os temas em análise, estarão o processo de digitalização dos Parlamentos da CPLP e a definição de novos rumos de aproximação dos Parlamentos da lusofonia, por via das tecnologias de informação e comunicação. O enfoque recai, portanto, para o reforço do processo de desmaterialização dos Parlamentos desta Comunidade. No caso angolano, o processo já se encontra em curso.

O XIV Encontro dos Quadros de Informática decorre do cumprimento do plano de actividades, no âmbito da Associação dos Secretários-gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa (ASGPLP), actualmente presidida por Pedro Agostinho de Neri, Secretário-geral da Assembleia Nacional de Angola, desde Agosto do ano transacto.

Apesar da presidência da Associação dos Secretários-gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa seguir o modelo de rotatividade, em função da ordem alfabética, Angola surge na sequência de São Tomé e Príncipe e pelo facto de Timor Leste ter abdicado da sua vez, alegando indisponibilidade em assumir o cargo, por motivos de organização interna. No entanto, a Vice-Presidência da Associação continua a ser assumida pelo Secretário-Geral do Parlamento Nacional de Timor-Leste, Adelino Afonso de Jesus.

Tendo como principal objectivo a troca de experiências entre as administrações parlamentares, de modo a aproximar o nível de prestação de serviços de todos os parlamentos, a Associação dos Secretários-gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa tem maior apanágio naquilo que é a evolução do trabalho parlamentar, identificando entre si problemas comuns, de forma a superá-los.

CLIQUE PARA LER O PROGRAMA DO XIV ENCONTRO DE QUADROS DE INFORMATICA DA ASGPLP  (PDF)